Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/11/2014

Mercado imobiliário mostra recuperação em setembro

"Cbic"
04/11/2014

O Estado de S. Paulo

Mercado imobiliário mostra recuperação em setembro

Venda de imóveis novos na capital paulista cresceu 55% em relação a agosto, mas, no ano, ainda registra queda

Circe Bonatetti

O mercado imobiliário na capital paulista deu sinais de recuperação em setembro, com elevação dos lançamentos e das vendas em relação a agosto. No entanto, o volume de negócios em 2014 segue muito abaixo do verificado em 2013, de acordo com pesquisa divulgada há pouco pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).

Em setembro, foram vendidos 2.787 imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo, crescimento de 55,1% em relação a agosto e queda de 5,6% comparado a setembro do ano passado. No acumulado de janeiro a setembro de 2014, foram vendidas 14.374 unidades, queda de 43,8% em relação aos mesmos meses de 2013.

Os lançamentos de novos projetos residenciais em setembro somaram 4018 unidades, alta de 90% em relação a agosto e alta de 35,6% ante setembro de 2013. Já no acumulado do ano, foram lançadas 18.367 unidades, queda de 154% em relação aos mesmos meses de 2013. O terceiro trimestre representou 37% do total das unidades vendidas e 39% dos lançamentos no ano, sinalizando recuperação frente aos meses anteriores.

Copa. O setor tem sido afetado pelo baixo crescimento da economia brasileira, um quadro que foi agravado pelos feriados com a Copa do Mundo e pelas incertezas causadas pelo período eleitoral, provocando adiamento dos negócios. No entanto, o Secovi-SP acredita que a pior fase do mercado imobiliário foi superada.

A velocidade de vendas – medida pela relação entre o total de unidades vendidas e o total lançado no período mais o estoque de períodos anteriores – foi de 11,1% em setembro. O patamar é o maior em todo o ano de 2014. O período de Copa do Mundo esvaziou os estandes das incorporadoras em junho e julho, quando a velocidade de vendas ficou em 48% e 34%, respectivamente. Em agosto, houve pequena alta, chegando a 7,7%. Em 2013, os números foram bem maiores -a velocidade de vendas foi de 15,6% em setembro e 17,7% em agosto.

Apesar dos sinais de recuperação, o Secovi-SP mostra cautela em relação ao desempenho do setor daqui em diante, tendo em vista a necessidade de ajustes na economia e no próprio setor. "Ainda é cedo para se analisar os efeitos da eleição presidencial no mercado imobiliário. A presidente reeleita tem pela frente vários desafios", disse, em nota, o presidente do sindicato, Cláudio Bernardes.

A previsão do Secovi é de que o mercado imobiliário na cidade de São Paulo chegará ao fim de 2014 com um total de 24 mil unidades comercializadas e 26 mil unidades lançadas, evidenciando elevação dos estoques.

Vendas

2.787

imóveis residenciais novos foram vendidos na cidade de São Paulo em setembro, crescimento de 55,1% em relação a agosto e queda de 5,6% comparado a setembro do ano passado

18.367

unidades foram vendidas na cidade no acumulado do ano, queda de 15,4% em relação a 2013

 
 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Norte
Sinduscon-Norte/PR
Ademi – AL
SECONCI BRASIL
Sinduscon – Vale do Piranga
Ascomig
Sinduscon-DF
Sinduscon-AL
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-AC
ASSECOB
Ademi – MA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea