Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/03/2015

Mercado imobiliário espera mudanças para classe média, após troca de gestão na Caixa

"Cbic"
09/03/2015

O Globo Online – 08 de março

Mercado imobiliário espera mudanças para classe média, após troca de gestão na Caixa

Medidas que visem também a classe média. Essa é a principal expectativa do mercado imobiliário com a nova gestão da Caixa Econômica Federal, assumida pela ex-ministra Miriam Belchior no dia 23 de fevereiro. Coordenador da pós-graduação de Direito Imobiliário da Universidade Estácio de Sá e assessor jurídico da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (Abami), Sérgio Simões vê com bons olhos a mudança, mas faz ressalvas.

– O fato de Belchior ter uma proximidade com a administração pública, e ser extremamente técnica, colabora para que essa mudança seja benéfica – afirma.

Sobre as políticas de incentivo à moradia voltadas para a baixa renda, Simões lembra que é preciso pensar também nas classes que não são tão necessitadas.

– Todos precisam de casa. Então, as medidas devem beneficiar também essas pessoas, que pagam muitos impostos – diz ele.

Para o presidente do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio), Pedro Wähmann, os juros não devem baixar nos próximos meses, mas há uma expectativa de que Belchior mantenha o que tem sido feito ao longo dos anos na instituição:

– Não vejo margem para baixar , porque o viés do mercado é de alta e não há como ignorar isso. Mas se ela mantiver a mesma política dos últimos anos está bom.

Presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio (Creci-RJ), Manoel da Silveira Maia reforça que o mercado espera que não haja dificuldade na liberação de financiamentos e que as taxas não subam.

– Se cortarem benefícios, além de prejudicar o mercado, vai impactar no número de empregos – acredita.

Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio (Sinduscon-Rio), Roberto Kauffmann aposta na comunicação entre os setores:

– Para aperfeiçoar os mecanismos de financiamento, deve permanecer o diálogo – diz Kauffmann.

A Caixa Econômica Federal informou que Miriam Belchior não poderia conceder entrevista. A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) e a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) também não quiseram se pronunciar sobre o assunto.

 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-SL
Sinduscon-MS
Sinduscon-RO
Sinduscon-BNU
SINDICIG
Sinduscon-ES
APEOP-PR
Sinduscon-MA
Sinduscon-BA
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea