Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/08/2011

Mercado Imobiliário atrai novos investidores

"Cbic"
30/08/2011 :: Edição 168

 

Jornal Panorama Brasil/BR 30/08/2011
 

Mercado Imobiliário atrai novos investidores

Imóveis sempre representaram no Brasil uma excelente opção de investimento, e neste momento, de instabilidade do mercado de ações e de outros investimentos em razão da oscilação e da fragilidade da economia dos Estados Unidos e da dos países europeus, ganharam mais força. O volume de investimentos em imóveis no Brasil atingiu R$ 4,6 bilhões até o terceiro trimestre deste ano.
O valor já é 77% superior ao total investido em todo o ano de 2010. Em Campinas, o aumento registrado foi de 22% se comparado ao do ano de 2009. Um estudo feito pelo Secovi no primeiro semestre deste ano apontou que o mercado da região de Campinas cresceu 13 vezes em 4 anos, passando de 1.500 unidades ofertadas para cerca de 20 mil.
O crescimento do mercado imobiliário é a principal razão pela qual essa área se apresenta como investimento seguro e rentável.  O presidente da Rede Imobiliária Campinas, Rodrigo Coelho, disse que as expectativas do mercado imobiliário regional são muito favoráveis para  investimento. Além do aquecimento da construção civil, as obras regionais relacionadas à Copa do Mundo devem impulsionar ainda mais esse mercado.
“Os municípios da região metropolitana de Campinas terão uma valorização real de seus imóveis”, afirma. “As opções de demanda, por conta desses eventos, serão muitas. Haverá um incremento na rede hoteleira, por exemplo, além da demanda por imóveis corporativos para  empresas que estão se instalando na região” comenta.
O presidente da Rede afirma que há, basicamente, dois fatores que tornam o investimento imobiliário seguro.  A imobilização do patrimônio é uma delas, pois  imóveis são bens que não estão sujeitos à volatilidade dos mercados financeiros e mantêm uma constante valorização.
“A velocidade com que o investidor pode ser desfazer do investimento também é uma vantagem. Pode vender o imóvel na hora em que houver maior valorização.” O potencial de valorização, segundo ele, diz respeito a melhorias e investimentos que regiões da cidade podem receber. Rodrigo Coelho disse que a região do bairro Botafogo, onde ficava a antiga rodoviária de Campinas, que foi implodida,  foi comprada para ali ser construído um centro comercial. “Ali num futuro próximo será uma região de grande potencial de valorização, como outras áreas se valorizaram,  entre as quais, a do Parque Jambeiro, área localizada na entrada de Campinas onde até alguns anos atrás não se faziam empreendimentos e hoje tem vários lançamentos.  Outras duas regiões que cresceram foram a do Parque Prado e de Mansões Santo Antônio”, revela. Rodrigo Coelho destacou ainda o entorno às margens da Rodovia Santos Dumont, que, com a expansão do aeroporto Internacional de Viracopos e com a vinda de empresas estrangeiras para aquela região, também tende a se valorizar. As alternativas para investir no mercado imobiliário são cada vez mais acessíveis.
Comprar um apartamento em longo prazo, por exemplo, e disponibilizá-lo para  locação é uma das opções.  Levando em consideração que as parcelas do financiamento diminuem a cada mês, diferentemente do aluguel, em alguns anos o investidor receberá a quantia total do que pagou pelo apartamento, mais o lucro.  “O investidor comprou um imóvel, mas, teoricamente, não está pagando por ele. Esta é uma das propostas mais simples de aplicação financeira na área”, aponta.
Se a intenção é obter lucro na venda, é preciso comprar um imóvel abaixo do preço de mercado. Assim é possível, pelo menos, vender a preço de mercado e obter algum ganho. “Muitos estão comprando imóveis antigos, porém bem localizados, para reformar e vender. Como agregam valor ao imóvel, conseguem ter margem de lucro”, destaca. Segundo Rodrigo Coelho, a importância do auxílio de um profissional qualificado, que oriente o interessado sobre o investimento em imóveis, é fundamental para evitar frustrações e prejuízos financeiros. Obter uma avaliação distorcida quanto ao retorno que a aplicação pode proporcionar é, de acordo com o presidente, um dos principais erros dos investidores.  “Se a intenção é comprar um imóvel para revender, por exemplo, é preciso avaliar  liquidez,  período de demora da venda, tempo que o dinheiro deve ficar aplicado e retorno financeiro obtido”, explica. Para iniciar um investimento imobiliário, é importante selecionar imobiliárias por meio de indicação.
Optar por uma boa incorporadora e construtora, no caso de imóveis novos, é fundamental na hora da escolha. “Os lançamentos são ótimas oportunidades de investimento. A compra do imóvel na planta chega a superar 50% do valor pago, em alguns casos”, afirma. Realizar um levantamento com a prefeitura de regiões da cidade que irão receber melhorias também é importante para uma previsão de futura valorização de áreas habitacionais. Os imóveis corporativos têm um rendimento de  locação com um percentual superior ao de imóveis residenciais, e constituem um excelente investimento.
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BC
Ademi – DF
Sinduscon-Oeste/PR
APEMEC
Ademi – SE
SECOVI- PB
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-RN
Sinduscon-AC
SINDICIG
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-RO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea