Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/04/2014

Mercado acusa falha na formação

"Cbic"
14/04/2014

Correio Braziliense

Mercado acusa falha na formação

Empresários procuram profissionais com espírito empreendedor e preparados para mudanças, mas encontram trabalhadores que têm dificuldade em fazer contas e escrever MARIANA NIEDERAUER

As empresas estão cada vez mais exigentes na hora de contratar: querem não só um funcionário que domine os conhecimentos técnicos necessários para exercer a função, mas também que tenha a capacidade de empreender dentro da organização e de se adaptar às mudanças constantes pelas quais o mercado passa, principalmente as tecnológicas. No entanto, grande parte dos jovens saem da escola com dificuldade para se comunicar e falar em público, escrever, fazer cálculos e interpretar tabelas. Na última reportagem da série sobre educação profissional, o Correio mostra como as falhas na formação básica atrapalham o desempenho na carreira.

Os irmãos Lucas, 19 anos, e Danielle Gino, 21, sentiram essa dificuldade assim que terminaram o ciclo escolar básico, que cursaram em escolas públicas. "Sempre tive problema de aprendizado, mas isso não foi notado pelos professores. Precisei me esforçar para seguir o mesmo ritmo dos outros alunos. Passei por seis escolas públicas e reprovei quatro vezes só no ensino fundamental", conta Lucas. Hoje, ele trabalha como assistente administrativo durante o dia e cursa gestão comercial à noite. Os custos da faculdade são pagos pela comunidade da igreja que frequenta. "Quando entrei para o mercado, eu tive uma dificuldade muito grande. No começo, senti muita falta de português: usar a pontuação, saber conversar e levar um diálogo, escrever uma redação. Ao entrar na faculdade, melhorou 80%", relata.

Danielle, 21 anos, conseguiu passar sem dificuldades por todos os anos da educação básica, mas percebeu as lacunas na formação logo que saiu da escola. "O ensino médio na escola pública não te prepara para a faculdade nem para o mercado de trabalho. Quando eu saí e fiz a prova do Enem, não tinha base nenhuma. Tive que estudar por conta própria", diz. Em 2012, ela prestou o Enem mais uma vez e conseguiu uma bolsa de estudos para o curso de publicidade por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Agora, trabalha como operadora de telemarketing e estuda à noite. Ela acredita que a principal falha na formação é o inglês e sabe que terá de aprimorar esses conhecimentos para conseguir uma oportunidade na área do curso que escolheu. "Eu ainda não procurei estágio, pois preciso trabalhar para me sustentar, mas já sei que não tenho todos os requisitos para preencher a vaga, por causa do inglês."

Para o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes de Lima, a formação profissional, hoje, requer muito mais os conhecimentos básicos do que no passado, para que o trabalhador tenha condições de acompanhar as mudanças rápidas da tecnologia. "Quando o funcionário ficava só repetindo uma tarefa, você podia se dar ao luxo de simplesmente treiná-lo para executá-la, mas esse tipo de trabalho praticamente não existe mais."

Eleonora Ricardo, presidente da Associação Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa (Anitec), descreve esse profissional como um trabalhador do conhecimento, atento às mudanças que ocorrem de forma global e local. O que se vê no mercado, no entanto, está longe desse quadro ideal. "Muitas vezes, os trabalhadores chegam às empresas sem saber escrever, fazer a leitura crítica de um texto, uma conta, ou ter conhecimento aplicado sobre o que aprendem na escola na área de ciências", observa.

Além do conteúdo 

 Recentemente, o Instituto Ayrton Senna e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) firmaram parceira com o objetivo de reparar as lacunas no aprendizado de habilidades não cognitivas, ou socioemocionais. Será criado um programa de bolsas de estudo para que pesquisadores e professores se aprofundem no tema. "Vários estudos internacionais realizados por diversos pesquisadores de renome mostram que essas habilidades, quando incorporadas nos processos pedagógicos das escolas, podem causar impacto escolar e na vida futura do ponto de vista profissional", explica o Diretor de Articulação e Inovação do instituto, Mozart Neves Ramos.

Entre as competências que podem ser incentivadas durante o período escolar, estão organização, responsabilidade, disciplina e esforço, todas muito valorizadas pelo mercado de trabalho. "Hoje, não basta ser um brilhante estudioso em uma área, mas que não compartilha, não sabe trabalhar em equipe e não tem estabilidade emocional. Esses são valores muito caros e asseguram não só o acesso, mas também a permanência no mercado", finaliza Ramos.

A busca por essas características tem incentivado as companhias a contratarem trabalhadores com perfil empreendedor, e para atuarem em todos os níveis hierárquicos. "As empresas estão buscando profissionais que tenham uma postura empreendedora, que estejam a todo tempo procurando oportunidade de negócio e pensando em inovações, que podem ser ligadas tanto a produtos quanto a processos", destaca Tales Andreassi, coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).

 Braços fortes 

 A construção civil foi um dos setores da economia que mais sofreu com a falta de mão de obra qualificada desde que esse problema começou a ser mais discutido entre empresários, por volta de 2010 e até mesmo antes disso. A formação escolar básica deixa a desejar principalmente no nível da produção, em que trabalham serventes, pedreiros e carpinteiros, por exemplo. "A educação básica que o trabalhador tiver na escola, mesmo que não seja a educação para obras, já diminui os acidentes", exemplifica Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, diretor setorial de Materiais, Tecnologia e Produtividade do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF).

Há mais de 20 anos, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) iniciou um projeto de alfabetização dos operários nos canteiros de obra, onde são instaladas salas de aula. As empresas bancam os custos da formação. Cícero Barbosa da Silva, 37 anos, aproveitou a oportunidade para retomar os estudos. Ele trabalha como bombeiro hidráulico em uma das obras da construtora Faenge, que participa do programa desde 2010, e conta que, em algumas ocasiões, precisou recomeçar o corte de canos por falta de domínio da matemática. "Muitas vezes os cálculos davam errado, hoje, eu acerto", diz. Cícero começou a atuar no ramo aos 15 anos de idade. Agora, com a volta à escola, não pensa mais em parar. "Quando sair daqui, quero terminar o ensino médio e pretendo fazer faculdade também", relata.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI- PB
Sinduscon-MT
Ademi – DF
Sinduscon-Teresina
Sinduscon Anápolis
ASEOPP
Sinduscon-PR
Sinduscon-AM
Ademi – GO
Sinduscon-BC
Sinduscon-RIO
Sinduscon-BNU
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea