Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/12/2017

MDIC e ABDI lançam coletânea de guias BIM

Com o objetivo de disponibilizar informações que orientem a prática de planejar, projetar, contratar, fiscalizar e aceitar obras públicas ou privadas em aplicações BIM (para Building Information Modelling), o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram na última  quinta-feira (30), em Brasília, a Coletânea Guias BIM ABDI – MDIC.

Ao todo são seis volumes de guias que estabelecem diretrizes para orientar no processo de projeto BIM. A ideia é tornar essa coletânea um ponto de referência para capacitação e qualificação técnica, além de contribuir para a redução de erros e melhoria da assertividade de editais, projetos, orçamentos e planejamento de obras públicas e privadas.

“O lançamento da coletânea BIM resultado de uma ação do governo federal envolvendo a secretaria de  Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC e a ABDI reforça a importância que a inovação tem para a indústria da construção civil. A CBIC cumprimenta o governo pelo lançamento e reforça a disposição de trabalhar em conjunto em favor de maior produtividade, qualidade e desempenho das obras brasileiras”, afirma o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Antonio Martins Klavdianos.

Com a coordenação da Secretaria de Competitividade e Desenvolvimento Industrial (SDCI) do MDIC em parceria com a ABDI, a elaboração dos guias também contou com a participação de especialistas acadêmicos, gestores públicos e profissionais do setor privado.

A coletânea Guias BIM já está disponível para download. Acesse aqui.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDICIG
FENAPC
Sinduscon-SF
Sinduscon-CE
Sinduscon-TAP
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-RS
Sinduscon-RR
SINDUSCON SUL CATARINENSE
AELO
Sinduscon-MA
SECOVI- PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea