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22/09/2011

Master Imobiliário premia a inovação na construção civil

"Cbic"
22/09/2011 :: Edição 182

 

Jornal O Estado de S. Paulo/BR 22/09/2011
 

Master Imobiliário premia a inovação na construção civil

Em evento ontem em São Paulo, foram premiados projetos que apontam caminhos para o setor em relação à evolução do urbanismo

Soluções que vão além da construção de um edifício foram o destaque do Prêmio Master Imobiliário 2011, entregue ontem em São Paulo. O prêmio é promovido pelo Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP) em parceria com a Federação Internacional das Profissões Imobiliários (Fiabci), com apoio do 'Estado'.
 Os projetos das empresas vencedoras apresentaram ideias inovadoras de urbanismo, aproveitamento de materiais e treinamento de mão de obra. Entre as principais tendências notadas está a construção de empreendimentos multifunção, que unem escritórios, residências e comércio em um só local.
 A vantagem desse tipo de proposta, segundo o diretor de incorporação da Odebrecht Realizações Imobiliárias, Cláudio Dall'Acqua, está na qualidade de vida proporcionada aos usuários. A empresa, que já desenvolveu empreendimentos de uso misto em mercados como Santos e Salvador, prepara projetos do gênero também para São Paulo e Belo Horizonte.
 O empreendimento premiado do braço da Odebrecht é o iTower, erguido em Alphaville. Composto pelo Shopping Iguatemi, com 220 lojas, e por um edifício de escritórios de alto padrão, o empreendimento tem a vantagem de evitar deslocamentos das pessoas que trabalham no local. A praça de alimentação, por exemplo, permite que quem trabalhe ali almoce sem ter de usar o carro.
 A empresa já inaugurou parte de um segundo projeto em Alphaville, dentro do mesmo conceito, incluindo também a parte residencial, chamado Alpha Square. "Já entregamos dois edifícios comerciais e um shopping com 72 lojas. Um prédio residencial já está pronto e devemos entregar mais três", diz Dall'Acqua.
 Para João Crestana, presidente do Secovi-SP, a construção civil tem hoje a função de pensar soluções de urbanismo, especialmente em megacidades como São Paulo. "Esses projetos são uma forma de garantir que as pessoas possam trabalhar, morar e se divertir em um só local, reduzindo seu deslocamento."
 Materiais. Outra inovação premiada no Master Imobiliário foi um projeto de redução de desperdícios de materiais em canteiro de obras da Tecnisa. Segundo Fábio Villas Boas, diretor executivo técnico da companhia, uma equipe foi criada para pensar em possibilidades de economia em todos os estágios de um empreendimento. O objetivo é gerar pelo menos R$ 2,5 milhões em economia por ano.
 No entanto, o executivo afirma que as saídas encontradas pela Tecnisa superaram esse patamar – nos últimos três anos, foram R$ 10 milhões em economia com soluções relativamente simples. Villas Boas explica que, antes, era o próprio pedreiro que determinava a colocação do azulejo. Agora, diz, o desenho das paredes passou a ser determinado previamente por arquitetos e engenheiros.
 Vendas. Na área de marketing, foi premiado o edifício residencial Concept, de Manaus, da Patrimônio Empreendimentos Imobiliários. O projeto, que parecia fadado ao fracasso, deu a volta por cima com uma estratégia de vendas bem pensada. Por conta do declive do terreno, a empresa foi obrigada a eliminar duas torres do empreendimento. Com isso, a proposta de valor foi reposicionada – o foco passou da classe B para a classe A.
 Para diferenciar o Concept dos demais projetos de Manaus, a empresa apostou numa proposta de luxo. "Patrocinamos a Casa Cor Manaus e investimos em tecnologia, como acesso biométrico e a automatização de ambientes", diz Henrique Manzari, diretor de marketing da Patrimônio, braço do Grupo Hiroshima.
 Com a estratégia promocional, o valor geral de venda (VGV) do empreendimento, inicialmente calculado em R$ 130 milhões, atingiu R$ 165 milhões.

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