Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/08/2014

Mais duas sabatinas realizadas

"Cbic"
08/08/2014

Correio Braziliense

Mais duas sabatinas realizadas

ARTHUR PAGANINI

MATHEUS TEIXEIRA

Colaborou Camila Costa

Os candidatos ao Governo do Distrito Federal José Roberto Arruda (PR) e Rodrigo Rollemberg (PSB) participaram, ontem, de sabatinas organizadas pelo Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e pela Federação do Comércio (Fecomércio), respectivamente. Atendendo a uma pauta preestabelecida pelo Sinduscon, Arruda discursou por quase 45 minutos sobre os indicadores econômicos e sociais do DF. Ao final, os participantes puderam encaminhar perguntas. Rollemberg, por sua vez, apresentou as propostas da coligação para diversos assuntos e, em todos os temas explorados, fez questão de criticar o atual governo.

Antes de entrar no tema central do debate, a construção civil, Arruda explicou o porquê de ser candidato. Em resumo, disse que gostaria de recuperar sua imagem diante da opinião pública, resgatar a confiança do seu grupo político e "tirar a cidade da estagnação". O ex-governador atraiu para si a responsabilidade por várias obras na cidade, especialmente o Metrô, diversas intervenções viárias, a implantação de infraestrutura na Estrutural, além do planejamento para a construção de Águas Claras, Setor Noroeste e Jardins Mangueiral. Foi aplaudido espontaneamente quando elevou o tom contra a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

Sobre os principais gargalos da construção civil, Arruda falou o que os empresários queriam ouvir. Prometeu tirar da Terracap a capacidade de constituir sociedades de propósito específico, de formar parcerias público-privadas e de participar em fundos de investimento imobiliário. As medidas foram aprovadas a partir da edição da lei nº 4.586/2011, que, segundo o segmento da construção civil, promove concorrência desleal do setor com a empresa pública. "No meu governo, a Terracap voltará a ter o papel que sempre teve: a venda de terrenos", afirmou. Sobre gestão governamental, disse que vai reduzir a burocracia para a aprovação de projetos de construção e acabar com o modelo de fiscalização centralizado na Agefis.

Em relação à mobilidade urbana, Arruda prometeu tirar do papel o projeto da via Interbairros, que ligará o Setor Policial Sul a Samambaia. Comprometeu-se, ainda, a implantar um túnel viário no centro de Taguatinga, levar o centro administrativo do governo à cidade, expandir a linha do Metrô até a Universidade de Brasília (UnB) e o VLT para a região norte. Para a saúde, o candidato quer retomar o sistema de transferência de recursos do DF para os hospitais dos municípios goianos do Entorno e o programa Remédio em Casa. Na questão fundiária e da habitação, disse que vai "legalizar todos as moradias irregulares e os condomínios".

Rollemberg

Na Fecomércio, o candidato do PSB, logo no primeiro minuto de discurso, destacou o plano de governo elaborado pela aliança e afirmou que faz parte de uma candidatura propositiva e preparada para governar a cidade. "Foi um ano e meio de encontros e reuniões. Fizemos núcleos temáticos, seminários regionais, escutamos mais de 2 mil pessoas. Levantamos todos os problemas de Brasília e estudamos como solucioná-los", afirmou. Ele, porém, disse que irá governar com participação popular e que está aberto ao diálogo, para que mais pessoas proponham soluções e projetos.

De acordo com o candidato, a transparência será uma das principais marcas de uma futura gestão do PSB. Anunciou que, se eleito, criará um conselho, formado por representantes da sociedade civil, com o intuito de fiscalizar as ações do governo. "Além disso, serão instalados painéis em pontos de maior movimento na cidade. Neles, estarão expostos todos os gastos do governo", destacou.

Reduzir em 60% o número de cargos comissionados é uma das principais propostas do candidato. Para cumprir a promessa, ele promete mudar o atual modelo de funcionamento das administrações regionais, que considera "um cabide de empregos". "A indicação será democrática. Faremos uma eleição para o povo decidir quem será o administrador da região. Também realizaremos concurso público, a fim de contratar pessoas capacitadas", exclamou.

Em relação à educação, ele pretende investir nas escolas em tempo integral. Para melhorar a situação da saúde pública, ele pretende contratar agentes de saúde, que realizarão atendimento na casa dos cidadãos. Construir um hospital do câncer é outra promessa para a área. Aderir ao bilhete único, com o objetivo de unificar o transporte público, é a principal bandeira de Rollemberg para o setor. "É um absurdo a pessoa descer do ônibus e ter que pagar para pegar o metrô logo em seguida", afirmou.

O dia dos candidatos

Rodrigo Rollemberg (PSB)

Depois da sabatina da Fecomércio, o candidato participou, à tarde, de um seminário sobre autismo no Centro Cultural do Cruzeiro, no Cruzeiro Velho. À noite marcou presença no debate realizado pelo colégio Maristão.

Toninho do PSol

Começou a agenda de ontem em Taguatinga. Às 8h, Toninho, militantes e candidatos proporcionais pela sigla começaram a chegar à Praça do Relógio. Lá, entregaram panfletos com propostas de governo e caminharam sentido à comercial do bairro, onde também pediram votos.

Luiz Pitiman (PSDB)

Dedicou o dia a reuniões internas e, à noite, participou do debate.

Agnelo Queiroz (PT)

Dividiu o dia entre a visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho II, no papel de governador, e caminhadas pela Candangolândia. Teve, ainda, reuniões internas e foi ao debate segundo debate dos candidatos ao GDF.

José Roberto Arruda (PR)

Seu primeiro compromisso do dia foi a sabatina no Sindicato da Indústria da Construção Civil. À tarde, o ex-governador se encontrou com lideranças comunitárias.

Perci Marrara (PCO)

Continua em São Paulo, para compromissos eleitorais com o candidato do partido à Presidência, Rui Pimenta.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AM
SECOVI- PB
Sinduscon-RS
Sinduscon-RIO
Sinduscom-SL
Sinduscon-BC
Sinduscon-ES
Ademi – PR
Sinduscon-Oeste/PR
SECOVI-SP
Sinduscon Chapecó
ADEMI – BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea