Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/07/2020

Live debaterá relação entre planejamento urbano e saúde

Como a Arquitetura, o Urbanismo e o Paisagismo podem melhorar a saúde nas moradias, nos espaços públicos e no planejamento de nossas cidades? Essa é a questão chave da live ‘Arquitetura e Saúde’ que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) promoverá nesta quinta-feira (9), em conjunto com outras seis entidades que congregam arquitetos e urbanistas do país.

O debate online faz parte de um ciclo de seis lives, denominado ‘Novas Cidades 2021’. O objetivo é colher subsídios para a elaboração de ‘Carta aos Candidatos nas Eleições Municipais de 2020’.

O debate será realizado a partir das 18h30, com duração de uma hora e meia. A transmissão ocorrerá pelas plataformas digitais do CAU/BR (www.caubr.gov.br) e pelo portal UOL. A jornalista Cristina Serra fará a mediação.

O tema da live é da maior relevância e ocorre simultaneamente ao lançamento conjunto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) da publicação ‘Integrando Saúde ao Planejamento Urbano e Territorial’ (Integrating Health in Urban and Territorial Planning, em inglês).

“Idealmente, as cidades são planejadas para padrões adequados de vida e trabalho, crescimento econômico sustentável, desenvolvimento social, sustentabilidade ambiental, melhor conectividade, mas o ‘porquê’ no centro de todas essas coisas se resume à saúde física e mental e ao bem-estar”, afirma a diretora do Departamento de Saúde Pública, Meio Ambiente e Determinantes Sociais da Saúde da OMS, Dra. Maria Neira.

A chefe de Planejamento, Finanças e Economia do ONU-Habitat, Laura Petrella, explica que o planejamento urbano e territorial fornece uma estrutura para alinhar e transformar os ambientes construídos e naturais. “Colocar a saúde humana e ambiental no centro do processo e dos princípios de planejamento urbano e territorial permitirá que todo o potencial de nossas cidades e territórios proporcione ambientes mais saudáveis e resilientes”.

Participarão da live do dia 9:

  • deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC)
  • arquiteta e urbanista Simone Cynamon Cohen, da Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz
  • sanitarista Karine Santana, pesquisadora na área de Saúde
  • Gilson Rodrigues, coordenador nacional do G10 das Favelas e líder comunitário em Paraisópolis/São Paulo

Além do CAU/BR, promovem o ciclo o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA), componentes do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU).

O ciclo prosseguirá com os seguintes temas:

  • Dia 14/-07: ‘Cidades Sustentáveis’ (Urbanismo e meio ambiente: como reinventar as cidades no pós-pandemia?)
  • Dia 16/07: ‘Governança e Financiamento’ (Cidades não se fazem de improviso. Como torná-las menos desiguais?)
  • Dia 21/07: ‘Paisagem e Patrimônio’ (Qualidade de vida nas cidades: paisagens e história)
  • Dia 23/07: ‘Mobilidade e Inclusão’ (Circulando pela cidade: novas dimensões da mobilidade urbana)
  • Dia 28/07: Mesa Conclusiva, encaminhamento da elaboração da ‘Carta aos Candidatos’

As lives do ‘Novas Cidades 2021’ deverão ser direcionadas de tal forma a encaminhar propostas concretas aos candidatos aos poderes Executivo e Legislativo municipais, tendo caráter mais propositivo do que de diagnóstico. Os temas serão abordados com transversalidade por quatro debatedores, sendo um arquiteto e urbanista, um especialista no tema específico da live, um representante comunitário e um debatedor com viés político.

Veja mais detalhes no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-Joinville
ASSECOB
Sinduscon-PB
Ademi – PE
Sinduscon-CE
Assilcon
Ademi – GO
Sinduscon-Brusque
APEOP-SP
Ademi – AL
Sinduscon – Vale
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea