Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/04/2015

Lava Jato contamina a construção pesada

"Cbic"
16/04/2015

Brasil Econômico – 16 de abril

Lava Jato contamina a construção pesada 

Para analistas da Fitch Rating, não são apenas as empresas envolvidas nas investigações de corrupção que são prejudicadas, mas todo o setor que atua em infraestrutura  

 Patrícia Büll

Apesar do anúncio feito pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, de que o governo federal prepara ainda para este ano uma nova rodada de concessões em projetos de infraestrutura, há ceticismo de que os projetos avancem. "Não existe clima para a realização de novas concessões no momento em que as grandes construtoras estão sendo investigadas", disse ontem o analista sênior de construção pesada da agência de classificação de risco Fitch Rating, Alexandre Garcia, durante um seminário realizado pela agência. O executivo se referia às empresas que estão sendo investigadas na Operação Lava Jato por envolvimento em um esquema de corrupção na Petrobras.

Garcia reconheceu que o setor de construção civil pesada é bastante fragmentado no Brasil. Mas salientou que as empresas que não fazem parte do grupo "Top" não têm condições de substituir as grandes empreiteiras. "Em um primeiro momento, elas até podem ganhar market share, mas não têm nem expertise e nem capital que suporte períodos longos de obras como são as de infraestrutura", afirmou o executivo.

O analista disse ainda que o dano na imagem das empresas investigadas contaminou todo o setor de construção. Desde o início do ano a Fitch colocou as empresas desse segmento em observação. Além disso, as empresas estariam com dificuldade em conseguir financiamentos de longo prazo no mercado financeiro. "Algumas empresas, inclusive, devem estar recebendo pedidos de cancelamento de contratos, o que só amplia os problemas de liquidez e formação de caixa", explicou.

Ainda assim, ele acredita que a necessidade crescente de ampliar os projetos de infraestrutura no Brasil é um ponto que beneficia o setor. "O ponto fraco é ter como cliente principal o setor público, já que os pagamentos nesse caso tem um comportamento mais errático, quando comparado ao setor privado", afirmou Garcia.

Ainda assim, disse, o alento é que, ao final do processo de investigação, as empresas que forem inocentadas poderão ganhar participação de mercado, assumindo vários projetos importantes.

Diretor-executivo da agência de classificação de risco, Rafael Guedes destacou que a Operação Lava Jato também tem potencial para contaminar ainda mais o já conturbado ambiente político interno.

Apesar de ajustes. Brasil seque na mira da Fitch  

 Guedes voltou a dizer que o desempenho econômico fraco pesou na decisão da Fitch Ratings de colocar a nota soberana BBB do Brasil em perspectiva negativa. Ele reconheceu que o governo começou a tomar medidas positivas, mas ponderou que ainda há desafios, já que os índices de confiança permanecem baixos e o ambiente econômico global ainda não está resolvido.

Segundo Guedes, uma baixa performance econômica por tempo prolongado, deterioração das reservas internacionais e piora relevante na composição da dívida poderíam levar a um rebaixamento do rating brasileiro. Por outro lado, recolocar a perspectiva brasileira na condição de "estável" seria o máximo de positivo que o país poderia conseguir. "É muito difícil de antever para o Brasil mais do que isso neste momento", disse.

Ainda assim, seria necessário reduzir os desequilíbrios macroeconômicos e melhorar a consistência das políticas econômicas com a consolidação fiscal.

A boa notícia do seminário veio do diretor-sênior de Energia, Mauro Storino, que afastou o risco de apagão em 2015. Ele explicou que as chuvas de março, acima da média histórica, foram suficientes para uma recomposição dos reser vatórios, que alcançaram 35% da capacidade, volume suficiente para garantir energia para 2015.

"Entretanto, dois fatores que ajudaram a garantir esse cenário são ruins: um é a projeção de um PIB fraco, que afeta a atividade econômica e diminui a demanda de energia. O outro é o preço da energia, que tem feito consumidores domésticos e empresariais diminuir o consumo", analisou Storino.

O diretor da Fitch salientou que o fantasma apenas foi afastado para 2016, jáque o níveis dos reservatórios continuam muito baixos. "Teremos que começar o próximo ano com vela na mão e rezando para chover", brincou.

Não existe clima   para a realização   de novas concessões   de infraestrutura   no momento   em que as grandes   construtoras   estão sendo   investigadas   "  

   Alexandre Garcia  

 Analista Sênior da Fitch

O desempenho  econômico  fraco pesou  na decisão da  Fitch Ratings de  colocar a nota soberana  BBB do Brasil em  perspectiva negativa  no início do mês  

 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-RS
Sinduscon-AP
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-JF
Sinduscon-RS
Abrainc
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-RIO
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-DF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea