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24/04/2015

Investimentos não podem ser pontuais

"Cbic"
24/04/2015

O Povo – Ceará | Economia | CE

 

Investimentos não podem ser pontuais

Divulgar os valores e missões através de campanhas alinham propósitos e cativam público

Ingrid Coelho [email protected]

Campanha da WMcCann procurou mostrar as lembranças das pessoas com viagens de ônibus. Já o Sinduscon ressalta os valores humanos

Aos olhos do senso comum, empreiteira no Brasil virou palavrão e empreiteiro sinônimo de bandido. A sucessão de obras sob suspeita, concorrências alvo de investigação e aditivos em contratos construiu esta imagem péssima. A Operação Lava-Jato coroou este conceito.

E o que as tais empresas fizeram em termos de comunicação ao longo de suas existências para se posicionar perante ao público? Alguém lembra de alguma campanha importante de alguma destas companhias do setor?

Falta opinião pública que mencione a importância delas como empresas nacionais de ponta ou geradoras de empregos e impostos, por exemplo.

Afora uma ou outra ação, como o patrocínio de time de futebol (vide a baiana OAS na camisa do Bahia) ou algum apoio cultural, não é fácil recordar. Isto decerto explica em boa medida o quão desgastada é a imagem das empreiteiras brasileiras.

A necessidade de investir na imagem de um segmento costuma ser papel de associações. Os investimentos quando bem feitos não acontecem apenas quando a casa cai. Ou melhor, ocorrem antes de começar a balançar. Precisam integrar uma política de comunicação, como ensinam os bons manuais.

Um segmento que teve iniciativa profissional do gênero foi o de empresas de ônibus. Em 2013, quando assumiu a Associação das Empresas Brasileiras de Transporte de Passageiros (Abrati), uma das primeiras iniciativas do então novo presidente,o cearense Paulo Porto Lima, também diretor da Expresso Guanabara, foi chamar Washignton Olivetto para uma conversa.

Nascia ali campanha assinada pela WMcCann, intitulada "Peito". A campanha não mencionava nenhuma empresa. Ela procurava buscar dentro de cada pessoa as lembranças de alguma viagem de ônibus.

No dizer da Abrati, o motor do investimento foi a necessidade de tomar "novo fôlego", se aproximar ainda mais das associadas e dos usuários. Ainda de acordo com a Associação, as metas da campanha foram alcançadas tanto no público interno, dos associados, como o público usuário do transporte.
No Ceará
O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Ceará (Sinducon-CE) lançou este mês a campanha "#ValoresConstroem", assinada pela agência cearense Gadioli Cipolla. De acordo com André Montenegro, presidente do Sinduscon-CE, o briefing era a provocar a reflexão sobre os hábitos modernos, abordando o resgate de valores morais como respeito ao próximo e boa convivência.

André afirma que hoje as empresas do setor estão cada vez atentas quanto pa necessidade de reforçar sua imagem institucional. "Para que um cliente escolha uma empresa hoje, não basta que ela venda um bom apartamento. Tem que ter uma boa imagem perante a sociedade".

 



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