Logo da CBIC
14/06/2017

Inovação Tecnológica

A inovação tecnológica tornou-se nos últimos anos (em especial com a globalização da economia), um aspecto decisivo quanto ao nível de competitividade das empresas. A adoção de novos produtos, métodos construtivos ou modelos de gestão pode assegurar às empresas do setor da construção maior eficiência no uso de insumos, diminuição do tempo de produção, velocidade de resposta às adversidades, redução do custo final do produto ao consumidor, entre outros ganhos. Este avanço de desempenho tem como foco principal a melhoria do conforto para a população. Para o segmento da construção, a introdução de inovações tecnológicas aliada a critérios de sustentabilidade, representa a possibilidade de uma mudança de paradigma. A expectativa é que, no futuro próximo, o setor possa tornar-se uma atividade com baixo impacto ambiental, com trabalhadores qualificados e com um ritmo industrial de produção.

Neste sentido, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção desenvolve o Programa Inovação Tecnológica, que tem como objetivo contribuir para a difusão da inovação entre as pequenas, médias e grandes empresas de toda a cadeia produtiva do setor. Em parceria com atores estratégicos do mercado e de diferentes setores da sociedade, a CBIC vem elaborando uma série de contribuições para o desenvolvimento de políticas públicas que passam por questões como: a revisão da carga tributária, a capacitação profissional, a adequação das normas técnicas, o incentivo à inovação e sustentabilidade em obras públicas e o incentivo de outros aspectos.

Universalizar procedimentos e técnicas de inovação certamente será um dos maiores desafios que enfrentaremos nos próximos anos. Segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas, para que o país continue crescendo em um ritmo de 5% ao ano, o PIB da Construção precisa alcançar um crescimento de 6%. Para isso, será fundamental que o setor registre um aumento de 3% da sua produtividade. Neste contexto, a inovação se torna imprescindível.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON – SUL
Ademi – PR
SECOVI-SP
Sinduscon-Joinville
Sinduson – GV
SINDICIG
ADEMI-AM
Assilcon
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-DF
Sinduscon-ES
Ademi – PE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea