Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/01/2020

Indústria da construção pode gerar 150 mil postos de trabalho em 2020

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, acredita que o setor deve crescer 3% este ano, o que representa um potencial para criação de 150 a 200 mil postos de trabalho formais até dezembro. A perspectiva de expansão se dá em cenário de juros baixos e inflação controlada.

Conforme a previsão de Martins, 2020 pode superar a marca de 2019, que deve ficar próxima aos 100 mil postos de trabalho, com avanço de 2%. Ele acredita que o número de vagas pode até crescer mais, caso o mercado imobiliário continue surpreendendo com os lançamentos.

Entretanto, a indústria da construção se preocupa com a situação do programa Minha Casa Minha Vida, cujo futuro está indefinido, especialmente para a chamada faixa 1, que atende famílias que ganham até R$ 1,8 mil e recebem os maiores descontos.

No caso das grandes obras de infraestrutura, o ritmo ainda é modesto, segundo o presidente da CBIC. Para ele, as licitações de maior porte podem ocorrer em 2020, mas as obras só devem começarem 2021.

Os temas foram tratados por Martins em recentes entrevistas ao site BR Político, ao jornal O Globo, à rádio CBN e ao portal R7 e possuem interface com o projeto ‘Melhorias para o mercado imobiliário’, desenvolvido pela CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-VT
Sicepot-RS
Sinduscon-SE
Abrainc
Sinduscon-BNU
Sinduscon-BA
Sinduscon-DF
Ademi – GO
Sinduscon-Pelotas
Ademi – MA
Sinduscon-Joinville
ASBRACO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea