Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/10/2017

Indústria da Construção lança Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes

A CBIC desencadeará amanhã (10/10), em Brasília, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção. Em parceria com o Sesi-DN, os Seconcis e o Ministério do Trabalho (MTE), a campanha percorrerá o Brasil – além do evento de lançamento, serão realizados outros cinco seminários regionais até março de 2018. “Essa é uma ação estratégica para nosso setor, que tem produzido avanços no campo da saúde e segurança do trabalhador da construção”, diz o presidente da CBIC, José Carlos Martins. “Inédita, essa ação disseminará as boas práticas na área de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvidas por esses parceiros e pelas entidades associadas à CBIC”, diz Fernando Guedes, presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da entidade, destacando ser esta a primeira vez que a CBIC une esforços com o órgão fiscalizador em torno da prevenção. O lançamento da campanha ocorrerá durante o III Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Indústria da Construção, que será realizado pela CBIC a partir das 9h, no Complexo Brasil 21.

Segundo Guedes, a redução no número de acidentes decorre de um investimento crescente em ações de fomento à saúde e segurança do trabalhador, tema estratégico para a indústria da construção. “Novas tecnologias, treinamento permanente e o fornecimento de equipamentos adequados de proteção contribuem para a redução do número de acidentes. Também é cada dia maior a consciência dos empresários de que o bem estar dos trabalhadores é fundamental para que o ambiente de trabalho seja equilibrado, saudável e produtivo”, diz o presidente da CPRT. Com essa campanha, a CBIC quer manter o incentivo e fomentar o enraizamento de uma cultura de prevenção nas empresas da indústria da construção.

Os seminários organizados pela CBIC servirão para estreitar o diálogo da indústria da construção com o Ministério do Trabalho, por intermédio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), para discutir os problemas encontrados pela fiscalização, suas soluções potenciais; as especificidades e ações do setor nesse campo. “É fundamental esse debate, tendo em vista que mais de 50% do custo das obras de uma empresas é com o seu trabalhador”, diz Guedes, reforçando a importância da participação das superintendências de fiscalização do Ministério do Trabalho nos eventos regionais. A programação contemplará palestras e debates para a troca de experiências e boas práticas em segurança e saúde do trabalho (SST); assim como a disseminação de ações, projetos e produtos relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho.

O combate ao acidente de trabalho é tema estratégico na agenda da indústria da construção. Nesse campo, a CBIC tem buscado soluções para a prevenção de acidentes e a criação de ambientes cada vez mais seguros e saudáveis para o trabalhador. Com esse objetivo foram criados os Seconcis em diversas unidades da Federação, que realizam mais de 2 milhões de atendimentos preventivos à segurança e saúde do trabalhador por ano. Em 2012 foi formalizado o Acordo de Governança do Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção (PNSST-­IC), uma parceria entre a CBIC, o Sesi Nacional e o Seconci Brasil. O PNSST­IC é um programa de inovação tecnológica em segurança e saúde no trabalho, de abrangência nacional, que levanta as necessidades evidenciadas pelo setor da construção; define estratégias e prioridades de atuação; monitora resultados, e divulga métodos, soluções e conhecimento. Seu principal objetivo é contribuir para a eliminação ou redução do número de doenças e acidentes no trabalho na indústria da construção, com ênfase nos acidentes fatais e incapacitantes. A CBIC elabora diversas ferramentas de prevenção, tais como guias, manuais, vídeos e programas de gestão em Segurança e Saúde no Trabalho.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDICIG
Sinduscom-NH
Sinduscon – CO
ADEMI – BA
SECOVI- PB
Sinduscon-AC
SECONCI BRASIL
Sicepot-PR
Sinduscon-Teresina
APEOP-PR
ANEOR
Sinduscon-BC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea