Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/11/2016

INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO BUSCA EXPANSÃO MUNDIAL DO MERCADO DE INFRAESTRUTURA

CBIC integra nova diretoria da Confederação Internacional das Associações de Construção (Cica) e reforça apoio nacional ao projeto de integração internacional do setor

Contribuir para ampliar o mercado de infraestrutura é um dos objetivos da Confederação Internacional das Associações de Construção (Cica), que tem mantido um diálogo contínuo com organizações internacionais e instituições financeiras, representantes da sociedade civil e do setor da construção e de infraestrutura, para incentivar o intercâmbio e a cooperação entre seus membros. Uma dessas ações ocorreu nessa semana, dias 21 e 22 de novembro, em Paris, na França, com a participação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, que agora integra a vice-presidência da Cica, e da gestora da Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP) da CBIC, Denise Soares, durante a reunião do Conselho da Cica e do evento de “Infraestrutura e Financiamento Verde”. Para Martins, “a ampliação do mercado de infraestrutura mundial é fundamental para o desenvolvimento do setor da construção e, consequentemente, para o crescimento econômico tanto nacional quanto internacional”. A participação da CBIC no evento integra o Projeto de Integração Internacional, de iniciativa da CBIC com o SENAI Nacional.

Um dos destaques da reunião do Conselho Diretor da Cica foi a eleição dos membros do novo conselho para o biênio 2017-2018 que oficialmente passou a ser presidida por Jorge Mas, presidente da Câmara Chilena da Construção (CChC). A CBIC, representada pelo presidente Martins, foi indicada pela FIIC para a vice-presidência da Cica. Sediada em Paris, na França, também integram a diretoria Aykar Emre (Turquia), como vice-presidente, e Daniel Tardy (França), como tesoureiro. A solenidade de posse da nova diretoria da entidade será no dia 16 de janeiro de 2017, no Chile, ocasião em que a Câmara Chilena da Construção, como anfitriã, promoverá debate sobre o tema “Olhar Global da Construção e Transferência de Comando da Cica”. Na ocasião, serão debatidos temas como: “Empresas de médio porte em mercados internacionais”, “Desenvolvimento e melhores práticas de Parceria Público-Privada (PPP)” e “Desafios dos bancos multilaterais em infraestrutura de financiamento”. Um dos objetivos da nova gestão, segundo Jorge Mas, é fortalecer a capacidade dos bancos de desenvolvimento multilateral em sua relação com as políticas de recrutamento e promover o desenvolvimento de projetos sustentáveis que incluem elementos de transparência e ética, o que implica o reforço da governação e projetos bem planejados.

Já o evento sobre “Infraestrutura e Financiamento Verde” reuniu, além do presidente da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), Ricardo Platt, representantes das Câmaras de Construção do Uruguai (CCU), da Argentina (Camarco), do Chile (CChC), do Panamá (Capac) e do Brasil (CBIC), bem como da Federação Europeia da Indústria da Construção (FIEC); da European International Contractors (EIC); da Associação Francesa de Contratantes Internacionais (SEFI); da Associação Europeia de Empreiteiros Internacionais; da Federação Francesa de Obras Públicas (FNTP); Turco Contractors Association (TCA), e da Overseas Construction Association of Japan Inc. (OCAJI). Um dos destaques do evento foi a plataforma do Sistema Internacional de Apoio à Infraestrutura (IISS), apresentada por Liliana Ratushnyak, coordenadora do Programa na Fundação Infraestrutura Sustentável (SIF), e Vincent Piron, da Cica. A plataforma permite aos países interessados acesso a modelos para elaboração de projetos e tem recebido o apoio de bancos multilaterais de desenvolvimento, instituições de financiamento do desenvolvimento, organizações internacionais, empresas e investidores de longo prazo.

Outro destaque foi o debate sobre “Infraestrutura e finanças verdes”, alternativa econômica e sustentável de manejo de água da chuva, cujo principal objetivo é o reaproveitamento da água da chuva, através da infiltração, captura e reuso, mantendo e até recuperando a hidrologia natural. Também foi apresentado um feedback do COP 22 Buildings Day in Marrakech, com  foco na Aliança Global para a Construção: qual o papel da CICA e de seus membros? O tema foi apresentado pelo coordenador ABC do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Frédéric Auclair, e Nicolas Gaubert, da Federação Francesa de Obras Públicas (FNTP). O evento também contou com a participação de Yamina Safer, da Diretoria Financeira do Departamento de Mercados de Capitais do Banco Europeu de Investimento; do diretor Executivo do Instituto de Economia Climática. Benoit Leguet, e do ex-diretor comercial da FIDIC e membro do Global Infrastructure Basel, François Baillon. Os participantes também tiveram a oportunidade de participar de visita técnica à empresa francesa Colas, líder mundial em infraestrutura de transporte. A Wattway é fruto de cinco anos de investigação da Colas e do INES. Ao combinar a construção de estradas e as técnicas fotovoltaicas, o pavimento Wattway fornece energia limpa e renovável na forma de eletricidade, permitindo todos os tipos de tráfego.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RS
ADEMI – BA
Sinduscon-Pelotas
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
APEMEC
Sinduscon-Teresina
SECONCI BRASIL
ANEOR
Ademi – PR
Sinduscon-PR
Sinduscon-MS
Sinduscon Chapecó
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea