Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/05/2017

Indicadores do mercado imobiliário nacional apresentam panorama e sinaliza potencial do setor

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou oficialmente, nesta quarta-feira (03/05), o primeiro indicador nacional do país que mede a evolução dos lançamentos e vendas Nno mercado imobiliário. A variedade e dispersão da oferta passa agora a ser acompanhada e analisada a cada trimestre, com o objetivo de oferecer dados para que as empresas do setor possam acompanhar o desenvolvimento do mercado e antever tendências. O indicador nacional será ferramenta estratégica para a tomada de decisão pelo empreendedor e também pelos demais agentes. “ Esse estudo tem grande importância para o nosso mercado e permitirá termos um acompanhamento histórico e consistente do mercado imobiliário , favorecendo a tomada de decisões empresariais e a formulação de polítcas públicas”, disse o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

O estudo foi apresentado no Encontro de Informações Estratégicas para o Mercado Imobiliário , realizado pelo Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC em parceria com o SECOVI-SP. “A partir de 2015 contratamos uma consutoria que rodou o país para melhorar os índices disponíveis para a formação de um indicador nacional”, relata o economista Celso Petrucci, líder desse projeto na CII. O Enontro reuniu cerca de 150 empresários, dirigentes e profissionais do mercado imobiliário , em auditório na sede do SECOVI-SP.

Com o indicador os interessados no mercado imobiliário poderão ter um pouco mais de compreensão sobre a totalidade de empresas que produzem imóveis em todas as regiões do país. Este primeiro levantamento publicado pela CBIC, em correalização com o Senai Nacional, envolveu algumas das 20 principais cidades e regiões metropolitanas brasileiras. Pela primeira vez no Brasil, os agentes e interessados no mercado imobiliário passarão a contar com um indicador, simultaneamente, nacional e regional, da evolução dos lançamentos e vendas dos empreendimentos residenciais verticais em todas as regiões do país. Confira a cobertura completa do evento no CBIC MAIS, nesta sexta-feira (5).

A agenda repercutiu no jornal Estado de S. Paulo. Acesse aqui a matéria:  https://www.dropbox.com/sh/9zl6vjd3gbdrrhv/AACgyJptT4XwJwSgCnXQF3-0a?dl=0

Para acessar o estudo da Comissão de Indústria Imobiliária da CBIC, clique aqui. 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SM
Sinduscon-AM
Sinduscon-RN
ASBRACO
Sinduscon-BNU
APEMEC
Ademi – SE
ANEOR
Ademi – MA
Sinduscon-TO
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon – CO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea