Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/10/2017

II Seminário Jurídico da CBIC debate RET, ICMS, empreitada, terceirização, distratos, mediação e arbitragem com especialistas do Direito tributário, trabalhista, consumerista e administrativo

Foi um sucesso a edição deste ano do Seminário Jurídico CBIC – Construindo o Direito, realizado pelo Conselho Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Conjur/CBIC) na última sexta-feira (06/10), na Casa do Comércio, em Salvador (BA). Mais de 150 inscritos tiveram a oportunidade de ouvir e debater com oito palestrantes do mais alto nível do judiciário sobre assuntos atuais das áreas Tributária (RET e ICMS), Trabalhista (empreitada e terceirização), Consumerista (distratos) e Administrativa (mediação e arbitragem), de forma a minimizar a insegurança jurídica proporcionada por sentenças muitas vezes dissociada da realidade e da legislação específica do mercado. “Parabéns ao Sinduscon-BA, Ademi-BA e OAB-BA, organizadores do evento. Voltamos todos com o ‘gostinho’ de queremos mais. Sucesso total!”, destaca o presidente do Conjur/CBIC, José Carlos Braide Nogueira da Gama.

Na abertura do evento, que teve como tema central A insegurança jurídica na construção civil sob a ótica do Direito Civil / Consumerista, do Direito Trabalhista, do Direito Tributário e do Direito Constitucional Administrativo, o presidente do Sinduscon-BA, Carlos Henrique de Oliveira Passos, destacou que a insegurança jurídica gera incertezas, o que normalmente resulta em interpretações diferentes das estabelecidas em lei ou contrato. “Quando isso ocorre, gera não o risco, o qual o empresário já está acostumado a conviver, mas a incerteza. Dificilmente o empresário consegue viabilizar os negócios num ambiente de incertezas”, ressaltou. “Segurança jurídica só existe no instante em que as partes entendem que a convergência é o melhor caminho”, completou o presidente da CBIC, José Carlos Martins, reforçando a importância do diálogo entre as partes envolvidas no tema da insegurança jurídica.

O evento contou com a participação de eméritos intelectuais do Direito. Dentre eles, a ministra Eliana Calmon Alves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, por unanimidade, foi escolhida pelo Conjur como personalidade jurídica do seminário, sendo homenageada por sua inestimável e elevada contribuição para o crescimento das ciências jurídicas no Brasil e para o engrandecimento da sociedade.

Também participaram os ministros Cláudio Brandão, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ilmar Galvão, do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); os desembargadores Cid Marconi, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e Maria Lima Machado, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região; e os professores e advogados Humberto Ávila,  Sylvio Capanema e Melhim Namem Chalhub, além dos presidentes Luiz Viana Queiroz (OAB-BA), José Carlos Martins (CBIC), José Carlos Braide Nogueira da Gama (Conjur) e Carlos Henrique de Oliveira Passos (Sinduscon-BA).

O evento contou ainda com a presença de empresários do setor da construção de 17 Estados e do Distrito Federal (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AM
Sinduson – GV
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon – CO
Sinduscon-RR
Ademi – GO
Sicepot-RS
Sinduscon-MA
Sinduscon-RS
Sinduscon-PE
Sinduscon Anápolis
Assilcon
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea