Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

03/10/2018

Hackathon apresenta propostas de inovação para o setor da construção

Sessenta competidores, 40 horas ininterruptas de trabalho, 30 mentores, 10 jurados, 13 projetos apresentados, três selecionados. Esses são alguns dos números do primeiro Hackathon Construtech Londrina. Mas, segundo o Sinduscon-Paraná/Norte, o resultado do evento vai muito além. “Nosso objetivo era gerar três negócios viáveis, mas teremos mais do que isso”, destacou o vice-presidente financeiro do sindicato, Gerson Guariente Junior, completando que “é o tipo de experiência que queremos com o processo de governança: empresários envolvidos, jovens desenvolvedores e a academia fortemente juntos”.

De 28 a 30 de setembro, as equipes se reuniram na sede do Sinduscon/Ceal para pensar em soluções tecnológicas aos problemas apontados pelo setor da construção civil de Londrina: gargalos relacionados à gestão da obra, inteligência de mercado, sustentabilidade, gestão de projetos, matérias/métodos construtivos e mão de obra. Os temas mais trabalhados foram compra e venda de materiais e gestão de projetos no canteiro, mas também surgiram soluções para resíduos da construção, além de projetos de casa própria customizável, de baixo custo e rápida produção. Os que se destacaram na avaliação dos jurados foram os que estão mais prontos para virarem negócios.

“Os problemas apresentados são realmente os que eu ouço, todos os dias, dos empresários que atendo”, disse o gerente administrativo da Caixa, Valdemir Martins. Para o consultor da área de TIC do Sebrae, Lucas Ferreira, o pessoal mostrou que a vontade de trabalhar faz a diferença. “Já tive a oportunidade trabalhar em 16 hackathons; vendo o potencial dos projetos apresentados aqui fico me perguntando por que o setor da construção demorou tanto para fazer o primeiro.” Segundo ele, independente do resultado da competição, todos podem ser beneficiados. “Para os que acreditam no que apresentaram aqui como uma oportunidade de negócio, nós, do ecossistema, vamos gerar condições para que empreendam”, garantiu. “Já estou imaginando dois ou três projetos virando empresas e ganhando mercado”, afirmou o diretor presidente da Sercomtel Participações, Roberto Nishimura, líder da APL de TI de Londrina.

Os projetos selecionados pela banca foram o AvaliaNet, que propõe contratação assertiva, ou seja, treinamentos e avaliações de mão de obra por interface de realidade virtual; ControLAR, plataforma interativa online de manual do Proprietário e Condomínio, com plano de manutenções; e Chronos, sistema de acompanhamento de obra com interação mobile em tempo real. A classificação (primeiro, segundo e terceiro lugares) só será revelada no dia 30 de outubro, durante o Eco.Tic 2018, no Parque Ney Braga.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI-AM
Ascomig
Sinduscon-DF
Sinduscon-RS
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Abrainc
SECOVI-PR
Aconvap
Sinduscon – Norte
Sinduscon-AP
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-PA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea