Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/09/2018

Habitação: um olhar para 2030 é oficialmente apresentado aos membros da Comat/CBIC e interessados via Facebook

O especialista em Desenvolvimento Industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), Luís Gustavo Demont, apresentou oficialmente hoje (13/09) aos membros da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e aos internautas a evolução do projeto “Habitação 10 anos no Futuro – Onde estamos e para onde podemos ir”, desenvolvido pela Comat/CBIC, em correalização com o Senai Nacional, e que podem ser conferidos no Estudo Foresight (Pensamento do Futuro), clicando aqui. “O projeto surgiu da necessidade de se antecipar às mudanças e criar o futuro desejado e não o possível”, destacou o especialista. Segundo Luís Demont, a iniciativa é resultado do novo perfil dos consumidores; da tecnologia cada vez mais acessível, e dos novos modelos de negócio. A ideia é saber onde o setor quer estar daqui a 10 anos por meio do referido projeto.

O estudo foi desenvolvido durante workshops de Oficinas de Trabalho, em março e abril, com a participação de 25 especialistas – academia, empresários do setor, pesquisadores, representantes de entidades de classe e da cadeia de fornecedores –, que coletaram mais de 80 sinais e tendências, com a criação de quatro cenários possíveis, e apresentado aos participantes do 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em maio deste ano, em Florianópolis/SC. Para dar certo, o especialista apontou que serão necessárias algumas alavancas, como a necessidade de uma predominante cultura de inovação do setor; políticas públicas indutoras; mudanças de hábitos do consumidor e tecnologias habilitadoras.

Delmont informou que neste mês de setembro já foi realizada oficina para detalhar  o plano de ação do projeto, onde foi extraído uma nova visão de plano de trabalho. “Será construído um plano de ação pragmático, que tenha resposta de curto prazo, olhando ao longo prazo”, destacou. Ele será lançado em dezembro deste ano, durante a cerimônia de premiação do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, em Brasília.

Por fim, o especialista informou que, no momento, está sendo desenvolvido um modelo de comunicação e replicação do projeto para os Sinduscons e Regionais do Senai. Além disso, será iniciado um projeto para levantamento das tecnologias atualmente disponíveis para serem incorporadas agora; desenvolvido um mapeamento e construção de roadmaps tecnológicos para cada eixo de transformação; mapa de competências instaladas no Brasil para impulsionar o projeto, e criação de consórcios de pesquisa para o desenvolvimento das tecnologias necessárias para o Futuro Desejável. Participe desse importante projeto. Para conhecer com mais detalhes o projeto, veja a Live da apresentação, disponível no Facebook CBIC Brasil.

A apresentação do projeto ocorreu durante a 3ª Reunião Ordinária da Comat/CBIC, na sede do Secovi-SP, em São Paulo. Os demais temas abordados durante a reunião serão detalhados no CBIC Hoje do próximo dia 17/09.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – DF
Sinduscon-BNU
SINDICIG
ADEMI-AM
Ademi – MA
Sinduscon-JF
ASEOPP
Sicepot-RS
Sinduscon-Caxias
Sinduscom-NH
Ademi – PE
Sinduscon-AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea