Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/08/2020

GTs de Acústica e Térmica discutem emendas à Norma de Desempenho

A semana foi marcada por duas importantes reuniões para discussão dos dois temas que serão tratados – de Desempenho Acústico e Térmico – na primeira fase de revisão da Norma de Edificações Habitacionais – Desempenho (ABNT NBR 15575 – Partes 1 a 6).

A reunião de Desempenho Acústico ocorreu na última quarta-feira (12/8) e, sendo a primeira sobre o tema, teve como objetivo sanar dúvidas técnicas referentes ao texto normativo proposto com o relator do Grupo de Trabalho de Acústica, Marcos Holtzs, antes do envio à Plenária. A videoconferência foi aberta aos inscritos no GT de Acústica da CE-002:136.001 ‘Desempenho de Edificações’.

Já a reunião Plenária da Comissão de Desempenho para tratar do Desempenho Térmico ocorreu no dia 13/8 e previa a análise do texto final para envio à Consulta Nacional. Lembrando que o GT de Térmica já havia se reunido em junho para tirar todas as dúvidas do Grupo e recebido as contribuições para o texto.

 

Desempenho Acústico

Da reunião de Desempenho Acústico, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) destaca alguns esclarecimentos feitos pelo relator, Marcos Holtzs, e pelo secretário da Comissão, Luiz Manetti: a proposta de alteração da nomenclatura dos níveis de desempenho para A, B e C será apenas na parte de acústica inicialmente, mas será acompanhada por um texto de esclarecimento sobre a correlação entre mínimo, intermediário e superior. Posteriormente poderá ser aplicada aos demais requisitos da norma.

No que se refere à inserção da exigência de desempenho para ruído de impacto de piso em salas foi informado que há uma incompatibilidade no texto atual da Parte 3, que propicia a interpretação de que o critério se aplica à unidade habitacional como um todo. Os participantes reiteraram que na metodologia de avaliação está especificado apenas o dormitório e que apresentarão contribuição específica ao texto, sobre a questão.

O desempenho acústico de fachadas foi questionado em situações de sala integrada a cozinha, que tem a exigência de ventilação. O relator disse que é possível compatibilizar as duas exigências, acústica e ventilação, mas solicitou que os participantes apresentassem laudos/documentos sobre a dificuldade de atendimento.

Foram também esclarecidas dúvidas sobre a determinação da classe de ruído do entorno, por meio do método simplificado proposto.

“É importante realizarmos uma melhoria no texto atual, mesmo que ainda não seja a situação ideal, para reduzir os pontos obscuros e de insegurança”, ressaltou o secretário Manetti ao final da reunião de Desempenho Acústico.

 

Desempenho Térmico

Já sobre a reunião de Desempenho Térmico, a Comat/CBIC ressalta a discussão das condições de entorno do empreendimento, na fase de projeto, na simulação térmica e a comprovação futura dessas condições. Os participantes ficaram de enviar contribuições e o relator irá novamente analisar e ajustar o texto final que será submetido à aprovação na próxima reunião Plenária.

O vice-presidente da área de Inovação da CBIC e presidente da Comat da entidade, Dionyzio Klavdianos, destaca o alto nível do debate em torno das sugestões de texto para o tema Desempenho Térmico. “Percebi o grupo coordenador empático e afeito a receber e analisar a grande quantidade de sugestões que foram passadas por técnicos, especialistas e construtores, numa exemplar troca de ideias. Não tenho dúvidas de que teremos um novo texto, evoluído e potencializado”, frisa Klavdianos.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações destas e de outras Normas ABNT.

O acompanhamento e gestão das normas técnicas do setor integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-PB
Ademi – PR
Ademi – AL
ASBRACO
Sinduscon Anápolis
ASSECOB
Sinduscon-RS
Sinduscon-PE
Sinduscon-PA
Sinduscon-AC
Sinduscon Chapecó
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea