Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/03/2012

Governo discute PPP em encontros

"Cbic"
06/03/2012 :: Edição 280

 

Folha de Pernambuco – Últimas Notícias/PE 06/03/2012
 

Governo discute PPP em encontros

A mando do governador Eduardo Campos, representantes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), juntamente com a Secretaria de Governo, estão realizando uma série de encontros para debater a Parceria Público-Privada (PPP) do saneamento da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana. O objetivo é esclarecer possíveis dúvidas e passar um relato da atual situação do esgotamento na área. Ontem, o presidente da empresa, Roberto Tavares, e o secretário Maurício Rands, estiveram no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e no Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon). Hoje eles visitam a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE). A ideia é que outros setores da sociedade também tenham acesso ao debate.
 "Estamos apresentando essa parceria como questão de política de Estado, de saúde pública. O nosso indicador é vergonhoso. Apenas 30% da RMR tem acesso a esgoto. Mas isso é uma questão nacional", contou Tavares. Segundo dados apresentados por ele, apenas cinco estados possuem níveis superiores a 40%: Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre 40% e 70%; e São Paulo e Distrito Federal, com mais de 70%. Com a parceria, o objetivo é saltar para 90% em 12 anos, beneficiando 3,7 milhões de pessoas.
 O levantamento também mostrou dados relacionados à saúde. Com a cobertura atual, existe uma ponderação de que 45 crianças, em cada 100 mil habitantes, morrem de doenças como amebíase, diarréia, gastrenterite, cólera e leptospirose. Levando em consideração o número populacional da RMR e Goiana, o número de vítimas anuais chega a 1.665.
 Rands indicou que a PPP é a materialização de maior abertura do Estado para empreendimentos privados. "Não é por falta de capacidade, mas porque é muito difícil conseguir levantar R$ 4,3 bilhões apenas para obras de esgotamento. É importante contar com essa parceria", afirmou. Ao fim da apresentação, foi mostrado que existem, no mundo, cerca de duas mil PPPs em andamento, sendo 260 na área de esgotamento.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASEOPP
Sinduscon-DF
Sinduscon-MG
Sinduscon-SP
Sinduscon Anápolis
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-Norte/PR
ANEOR
Sinduscon-PE
Abrainc
SECOVI-PR
SECOVI-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea