Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/09/2010

Fórum Urbanístico Internacional discute revitalização do Beirute


A Revitalização de Beirute foi um dos temas de destaque do Fórum Urbanístico Internacional, promovido ontem (21) pelo Secovi-SP, por ocasião da Convenção Secovi 2010.
O tema foi apresentado pelo vice-presidente da Solidère (Societé Libanaise pour le Développement et la Reconstruction de Beyrouth), Richard Azoury, e coordenado por Pedro Kassab, integrante do grupo de Novos Empreendedores do sindicato.
Durante 15 anos (1975 a 1990), Beirute foi cenário de uma guerra civil que a dividiu por meio da chamada linha verde e deixou o centro em ruínas.
“No fim da guerra, não havia mais infraestrutura alguma, virou uma cidade-fantasma.
Apenas refugiados moravam na região e em condições de miséria”, destacou Azoury.
Em 1994, segundo ele, foi fundada a Solidère, com a função de revitalizar e restabelecer a infraestrutura da região, com um mandato de 35 anos.
“Nos primeiros anos, reconstruímos 300 prédios e implantamos infraestrutura de ponta, preservando a arqueologia existente”, afirmou.
Para ele, os princípios do projeto são importantes para o sucesso. “Nós queremos redefinir Beirute, então precisamos de muitos espaços públicos.
Além disso, a estrutura regulatória nos permite colocar normas que devem ser seguidas para qualquer construção, o que garante um desenvolvimento de qualidade”.
Azoury contou que outros detalhes foram considerados durante a revitalização, como a restauração das fachadas exatamente como eram antes da guerra, o paisagismo das ruas e a criação de espaços somente para pedestres.
O projeto consumiu 12 bilhões de dólares e muito trabalho. “Nenhum esforço foi poupado. Algumas ruas tiveram que ser refeitas quatro ou cinco vezes, até ficar como queríamos”, disse.
Segundo Azoury, garantir a segurança e manutenção do trabalho realizado exigiu investimentos também nas áreas expostas à força do mar, com proteção para tsunamis de até nove metros.
Desta forma, houve uma grande valorização do local e a cidade voltou a ser uma das regiões mais importantes do Oriente Médio em termos econômicos, culturais e turísticos.
“Foi criada uma jóia urbana e o desenvolvimento futuro está sob controle”, concluiu. Clique aqui  para acessar mais informações sobre a Convenção Secovi 2010, que termina nesta quarta-feira (22).
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-PR
Ascomig
SECOVI-PR
Sicepot-RS
APEMEC
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-AM
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-PR
Sinduscon-JP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea