Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

31/10/2017

Evento reuniu prefeitos de diferentes cidades em Goiânia para troca de experiências sobre gestão compartilhada

Prefeitos de pelo menos 12 cidades brasileiras participaram na manhã desta terça-feira (31) do Workshop O Futuro da Minha Cidade, em Goiânia. A abertura do evento contou com a participação do prefeito da capital goiana, Iris Rezende, e de membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), responsável por aplicar na cidade as ideias do projeto, idealizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Sesi Nacional. Representantes de outros estados e das cidades da Região Metropolitana de Goiânia também compareceram.

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o workshop representa o momento ideal para troca de experiências, a fim de tornar conhecido o que representou a proposta para diferentes municípios no país. “É a hora de enriquecer essa discussão e tornar essa proposta cada vez melhor, saber o que deu certo e o que deu errado”, resumiu. Segundo Martins, a proposta do projeto vem ao encontro das novas exigências da sociedade brasileira. “Hoje, o cidadão quer participar de forma transparente da gestão da cidade, não quer mais essa gestão unilateral, feita entre quatro paredes”, pontuou.

Segundo Martins, as cidades que abraçaram a proposta já apresentam mudanças significativas na qualidade de vida da população. “Temos sete Codeses já montados no Brasil. Vejamos o que já aconteceu em Brasília, em Cascavel, em Recife, por exemplo. A mudança é visível”, observou. O presidente pontuou ainda que há casos de resistência inicial à política de gestão compartilhada, mas os resultados provam que esse tipo de iniciativa é fundamental para o futuro da gestão. “Em alguns pontos, observamos resistência, sobretudo, por parte do legislativo, que pode achar que queremos interferir no seu papel. Mas não. O projeto vai além das gestões, são objetivos a longo prazo”, concluiu.

Anfitrião do encontro, o presidente do Codese Goiânia, Euclides Barbo Siqueira, reforçou que a política da gestão compartilhada já trouxe resultados em Goiânia. “O que o Codese tem feito aqui é de fundamental importância, são estudos, sugestões e opiniões que acrescentam na gestão municipal e que já viraram projetos implantados. Nossa contribuição tem sido real e é muito bom saber que temos a abertura da Prefeitura de Goiânia para fazer nosso trabalho, como colaborador, apartidário, que tem o único objetivo de melhorar a qualidade de vida da cidade, para os cidadãos”, considerou.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, ratificou as palavras de Borba. Segundo ele, o que o Codese tem feito nos dez primeiros meses de administração só acrescentou na gestão. “Fico extremamente honrado. Em todos os meus 60 anos de vida pública, sempre me entristeceu a indiferença da sociedade organizada com relação à gestão da cidade e hoje isso é diferente. O Codese se constituiu para acompanhar as ações do poder público, com críticas e ideias. Abracei com toda força essa proposta”, falou. Para Iris, a participação do segmento vai mudar a gestão, não apenas tecnicamente ou administrativamente, mas moralmente.

Grande precursor da gestão compartilhada no Brasil e um dos expositores do workshop, o ex-prefeito de Maringá, Silvio de Barros acredita que, independente do impacto que já tenha causado, a iniciativa da CBIC de empoderamento da sociedade civil organizada, de nortear para onde as cidades devem se dirigir, é extremamente benéfica para o poder público. “Eu, que fui prefeito, posso afirmar que essa parceria com a sociedade nos ajudou a fazer de Maringá uma das melhores cidades do Brasil”, disse. Para Barros, as cidades são como pessoas, cada uma delas com personalidade e particularidades. “O modelo tem que ser reajustado à realidade de cada uma, sem necessariamente copiar uma da outra. É isso que estamos fazendo aqui hoje”, completou.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-TO
Ademi – PE
Ademi – SE
ASSECOB
Sinduscom-NH
Sinduscon-MT
Sinduscon-TAP
Assilcon
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-Teresina
Ascomig
Sinduscon-PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea