Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/09/2017

Estrela Arquitetura e Sinco Engenharia apresentam experiências de sucesso com a utilização do Building Information Modeling (BIM) durante Workshop de Implementação da ferramenta

Workshop Implementação do BIM, realizado ontem (26/09) pelo Sinduscon-DF, em sua sede, em Brasília, contou com a apresentação de dois casos de sucesso na área, o da empresa Estrela Arquitetura e o da Sinco Engenharia. “Estes exemplos são fundamentais para mostrar o caminho, ajudando e incentivando as pessoas na implantação do sistema”, defendeu o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos. O roadshow é uma promoção da CBIC, em parceria com o Senai Nacional.

A Estrela Arquitetura começou a implantação da ferramenta BIM há cerca de quatro anos. “A Estrela elabora projetos de Arquitetura, priorizando consultoria e planejamento de casas”, contou o coordenador de projetos da Estrela Arquitetura, Luis Carlos Rodrigues. O foco, segundo ele, está na prestação de serviços técnicos no âmbito da arquitetura e construção civil. “Atendemos, de forma ampla, aos projetos em suas diversas fases”, explicou.

“Trabalhávamos com a plataforma 2D e nos sentimos compelidos pela dificuldade de mercado e inovações normativas”, disse o arquiteto Thiago Sales, da Estrela, explicando o motivo que os levou a adotarem o BIM. Segundo ele, a empresa viveu uma série de dificuldades e achou conveniente adotar um programa BIM, principalmente por conta das normas, que passaram a exigir do profissional uma habilidade maior de coordenação das problemáticas de projeto. “Testamos vários modelos ao longo de um ano”, ressaltou. O escritório adotou o software Archicad, da Graphisoft. Dentre os pontos positivos da ferramenta, Sales destaca a precisão. Com o BIM, as problemáticas encontradas na entrega de projetos, como incompatibilidades de desenho técnico e dificuldades construtivas, já são resolvidas no início.

Já a gerente do Departamento BIM da Sinco Engenharia, Priscila Castro, destacou que a empresa implantou o BIM em 2011. Desde então, todos os empreendimentos são modelados e planejados por meio da ferramenta. A empresa, inclusive, garantiu o prêmio Master Imobiliário deste ano, na categoria Boas Práticas na Aplicação de Recursos Tecnológicos, com o case Building Information Modeling (BIM) – Antevendo problemas e suas interferências nas construções. A Sinco Engenharia fez um shopping com a contratação de todos os projetistas no modelo BIM.

Entre os diversos usos do BIM na empresa, Priscila destacou alguns itens que são levados em consideração, como, por exemplo, o estudo da vizinhança. Plano de ataque de estruturas, incompatibilidades, interferência dos equipamentos e canteiros de obras são alguns outros pontos considerados.

(Com informações do Sinduscon-DF)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-SP
Sinduscon-Teresina
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-MA
ANEOR
Sinduscon-Mossoró
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sicepot-PR
Sinduscon-TO
Sinduscon-BA
Sinduscon-SE
SINDICIG
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea