Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/08/2011

Especialistas discutem sustentabilidade nos jogos olímpicos

Encontro também abordou a importância da sinergia entre o setor público e privado para a o crescimento e desenvolvimento do país

 
Nesta sexta-feira (12/08), diversos especialistas do setor imobiliário abordaram o planejamento de um modelo sustentável que comportará os jogos olímpicos no país. A discussão ocorreu no Painel “Cidades e Sustentabilidade”, realizado no 83° Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) sediado no WTC Convention Center, em São Paulo.

O painel contou com a presença internacional de Judith Sykes, responsável pela implementação estratégica sustentável da água para o parque olímpico de Londres, que sediará as Olimpíadas de 2012. Segundo Sykes, foram investidas 17 bilhões de libras em novas estruturas, formadas a partir de materiais sustentáveis. “Para a construção do parque olímpico londrino foram construídas novas linhas de trens, ônibus e ciclovias bem como foram limpo os rios para a utilização do transporte fluvial. Além disso, foi realizado um forte investimento em ‘estádios verdes’, construídos por meio de materiais recicláveis”, informa.

Judith ressalta a importância da agilidade e da rápida tomada de decisões que transformaram a periferia londrina em um centro olímpico altamente sustentável. “Duas semanas após as decisões, parte da equipe técnica já estava nos locais das futuras obras”, afirma. Foi ressaltado que uma das metas do governo na criação do centro olímpico é criar um aculturamento sustentável na cidade após os jogos. “Queremos deixar um legado sustentável após as Olimpíadas de Londres”, ressaltou Sykes.

Sérgio Dias, secretário municipal de urbanismo do Rio de Janeiro, comentou sobre o “Projeto QualiVerde”, que concederá incentivos a empreendimentos e prédios altamente sustentáveis, como isenção de impostos e redução do IPTU. “O mercado imobiliário carioca está vivendo um excelente momento. Após trinta anos, o Rio de Janeiro voltou a construir cerca de cinco milhões de m² de novos empreendimentos”, afirmou.

O secretário comentou sobre a expectativa de sediar os jogos olímpicos e as mudanças que ocorrerão no Estado do Rio de Janeiro para os eventos esportivos. “Haverá um investimento em saneamento, uma vez que todas as lagoas de Jacarepaguá serão limpas. Também estamos prevendo a finalização das obras do metrô Barra da Tijuca e principalmente, a revitalização da zona portuária por meio de um investimento estimado em R$ 8 bilhões de reais”, afirmou Dias, que informou também as quatro regiões cariocas que concentrarão os jogos: Barra da Tijuca, Zona Sul, Centro e Região Deodoro.

O senador Jorge Viana abordou o desenvolvimento do país como resultado de uma sinergia entre o setor público e privado, o que possibilitou uma modificação visível na pirâmide social brasileira. “Em 2005, havia 93 milhões de pessoas na classe D/E, 62 milhões na classe C e 26 milhões nas classes A/B. Hoje o cenário é totalmente diferente, uma vez que 47 milhões encontram-se nas classes D/E, 101 milhões na classe C e 42 milhões nas classes A/B. Um marco na história brasileira”, afirmou.

O Painel “Cidades e Sustentabilidade” contou também com a presença de Paulo Vieira, secretário da Confederação Nacional da Indústria, Francisco Vasconcellos, vice-presidente do SindusCon-SP, e Paulo Safady Simão, presidente da CBIC. A jornalista Christiane Pelajo foi a mediadora do encontro. Para mais informações acesse o site www.enic.org.br
 
 

 
 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AP
Ascomig
Sinduscon-MT
Sinduscon-Mossoró
Assilcon
Aconvap
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-DF
Sinduscon-Vale do Itapocu
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-AC
Sinduscon-JF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea