Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

05/03/2015

Especialistas debatem metodologia e uso da ferramenta BIM durante encontro da COMAT/CBIC

Quatro especialistas em BIM (Building Information Modeling) apresentaram e debateram a metodologia da ferramenta nesta quinta-feira, na sede da CBIC, em Brasília, durante a reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT CBIC).

De acordo com o líder de projeto da COMAT/CBIC sobre “Disseminação do BIM”, Paulo Sanchez, a ferramenta é considerada economicamente importante, por reduzir gastos, proporcionar a visão precisa de orçamento e conceder maior controle sobre o progresso da construção. Sanchez enfatizou a importância das empresas definirem a meta a ser atingida com o sistema para depois ir em busca da sua implantação.

O consultor Rogério Suzuki destacou que o BIM já é uma realidade em todo o mundo, inclusive no Brasil. “Algumas licitações já exigem a tecnologia no Brasil, como as obras do metrô de São Paulo e dos aeroportos regionais”, destacou Suzuki.

O consultor Tiago Francisco Campestrini, da Campestrini Gestão de Projetos, enfatizou a importância dos profissionais das empresas na aplicação desta nova metodologia. Campestrini também destacou o trabalho realizado pelas universidades no processo de atualização dos profissionais do mercado e também do Sinduscon-PR que está produzindo uma cartilha sobre o assunto, que auxiliará as empresas associadas sobre a contratação do sistema.

O consultor Carlos Roberto Olsen, da IDP Brasil, apresentou cases de sucesso da aplicação do BIM em obras de infraestrutura do transporte e logística e enfatizou que a modelagem é uma tendência mundial e vai gerar uma grande mudança no mercado.

O presidente da COMAT CBIC, Dionyzio Klavdianos, informou que as próximas ações da entidade para disseminação do BIM junto às associadas são a edição de uma cartilha e a formatação de seminários locais.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PE
Ademi – PR
Sinduscon-TO
Sinduscon-SP
Sinduscon-JF
APEOP-SP
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduson – GV
Sinduscon-RIO
Sinduscon-MA
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Pelotas
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea