Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

02/05/2014

Enic e os presidenciáveis

"Cbic"
02/05/2014

Diário da Manhã

Enic e os presidenciáveis

86ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção contará com a presença dos três prováveis candidatos à Presidência da República. Abertura será feita pela presidente Dilma Rousseff

Diário da Manhã

Rafaela Toledo

O Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) vai ter sua 86ª edição realizada na capital goiana nos próximos dias 21, 22 e 23. A abertura do evento contará com a presença da presidente Dilma Rousseff, no Centro de Convenções, e as principais atrações serão as palestras dos presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos que acontecerão nos dias 22 e 23, respectivamente. 

A expectativa é que a cidade receba 1,5 mil pessoas, entre empresários e profissionais da indústria da construção de todo o País. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), composta por 72 entidades do setor, vai promover o evento que será realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon-GO) e Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), com apoio da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado de Goiás (SIC). 

O Enic volta a Goiás após dez anos, e segundo o presidente da entidade, Carlos Alberto de Paula Moura Júnior, a vinda do evento é um brinde ao destaque de Goiás no cenário econômico nacional. "Acredito que Goiânia recebeu este presente de sediar o Enic em função da ilha de prosperidade que Goiás se tornou. Apresentamos um PIB de 3,2%, bem acima da média nacional. Foi o desenvolvimento que levou nosso Estado a ser contemplado para o encontro", avalia.

O presidente explica que o evento já faz parte do calendário anual dos empresários da cadeia da construção, que inclui empreendedores, indústria e comércio de materiais, serviços, máquinas e equipamentos. Segundo afirma, trata-se de uma oportunidade qualificada para debates sobre temas mais relevantes e estratégicos para o futuro da atividade e, consequentemente, para o próprio desenvolvimento nacional. Segundo o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, o setor teve papel fundamental no desenvolvimento considerável do Brasil nos últimos 20 anos. "O setor tem concentrado cerca de 45% de todos os investimentos, gerando números recordes de empregos formais, contribuído para o aumento da oferta de crédito, e desse modo, ajudado a mover a roda da economia", enfatizou Safady.

Para o presidente da Ademi-GO, Ilézio Inácio Ferreira, o Enic em Goiânia é motivo de comemoração. "É inegável a participação da Indústria da Construção neste novo Brasil. E Goiânia estará, nos próximos meses, no foco do setor, somando-se a essa cadeia maior de progresso e prosperidade", comenta. Carlos Alberto concorda, acreditando que Goiás é a escolha certa para sede. "Esta conquista de trazer o encontro para o Estado será muito positiva tanto para o ramo da construção quanto para os consumidores finais", afirma.

A visita da presidente Dilma e dos presidenciáveis é uma boa oportunidade para o debate civil das políticas públicas adotadas. O Sinduscon convida toda a sociedade a participar e trazer sugestões.

Temas

Assuntos ligados à indústria imobiliária, políticas públicas, meio ambiente, novas tecnologias, relações de trabalho, privatizações e concessões serão temas dos painéis apresentados. "Vamos apresentar um trabalho sobre o custo da gestão pública. Fizemos uma pesquisa onde foi identificado um aumento de custos de 12 a 18% nos gastos das incorporações apenas em função da burocracia", declara o presidente do Sinduscon-GO. 

Ele explica que dentro dos grandes montantes manobrados pelo setor, uma variação deste porte pode ser, inclusive, empecilho para a conclusão da obra. "Um aumento de 18% pode ser determinante para descartar uma obra por falta de orçamento", argumenta. Ele conta que o objetivo é estender os benefícios do avanço do setor para a sociedade toda.

Segundo Carlos Alberto, a intenção deste trabalho é propositiva, mais do que crítica. "O objetivo é concentrar esforços para solucionar entraves, a exemplo de outras cidades que já conseguem empreender políticas burocráticas mais viáveis e produtivas", esclarece.

Programação Social

Além das presenças ilustres da presidente Dilma e os presidenciáveis, o Enic promete movimentar Goiânia com diversão. O encontro promoverá duas noites de shows no Oscar Niemeyer. No dia 22, o Ballet Quasar vai surpreender o público em apresentação seguida da presença consagrada da cantora goiana Grace Carvalho. A Comidinha de Buteco eleita do Piquiras será a atração gastronômica da noite.

No dia 23, Ricardo Leão, Maria Eugênia e João Caetano vão abrir o show da banda Yang, que promete tocar até as 6h da manhã. O buffet de Telma Dayer vai cuidar do paladar dos participantes desta vez. De acordo com o presidente do Sinduscon-GO, o objetivo do sindicato é fazer uma festa que envolva toda a cidade e sirva, inclusive, como base para apontamentos de subsídios para futuras políticas públicas.

"Acredito que Goiânia recebeu este presente de sediar o Enic em função da ilha de prosperidade que Goiás se tornou. Apresentamos um PIB de 3,2%, bem acima da média nacional. Foi o desenvolvimento que levou nosso Estado a ser contemplado para o encontro”

Carlos Alberto de Paula Moura Júnior,presidente do Sinduscon-GO

"Goiânia estará, nos próximos meses, no foco do setor, somando-se a essa cadeia maior de progresso e prosperidade”

Ilézio Inácio Fereira,presidente da  Ademi GO

"O setor tem concentrado cerca de 45% de todos os investimentos, gerando números recordes de empregos formais”

Paulo Safady Simão,presidente da CBIC

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
FENAPC
Ademi – GO
ADIT Brasil
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon PR – Noroete
SECOVI-SP
ASSECOB
Sinduscon-MA
Sinduscon-PE
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-Teresina
SINDUSCON SUL CATARINENSE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea