Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/04/2015

Engenharia sustentável

"Cbic"
24/04/2015

Blog Lucila Cano – UOL | BR

Engenharia sustentável

Dois encontros recentes – um em São Paulo e outro no Rio – demonstram como a preocupação com a sustentabilidade se estende a todas as áreas produtivas.

A programação da sétima edição do Encontro Ambiental de São Paulo (VII EcoSP), nos dias 23 e 24 de abril, confirma a tendência de reciclagem de materiais e melhor aproveitamento de recursos naturais na construção civil.

Para o evento a cargo da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), a consultora de sustentabilidade Tiemi Yamashita preparou a palestra "Mottainai — Conceito de desperdício: Uma nova leitura de sustentabilidade na prática", de maneira a provocar a reflexão sobre o desperdício nos serviços de engenharia.

Outro importante tema do encontro, a reciclagem de resíduos, foi incluído na palestra "Gestão inteligente dos resíduos da construção civil e demolição: Problema transformado em oportunidade", sob responsabilidade da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção (Abrecon).

Nas palavras de Hewerton Bartoli, diretor da Abrecon, o modelo de construção civil em voga no Brasil é o mesmo há muitos anos e as novidades tecnológicas ainda não interferem significativamente na obra em si: "O engenheiro está acostumado a trabalhar com o concreto e alvenaria. Existe ainda muita resistência, não apenas na adoção de práticas sustentáveis, mas, também, na utilização de novos materiais".

Eficiência energética

Já no Rio de Janeiro, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), promoveu, entre 14 e 16 de abril, o EEB Lab-Rio (Laboratório de Eficiência Energética em Edificações), com o objetivo de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa, visando o alcance da meta proposta pela ONU para 2020.

A edição brasileira do encontro ocorreu após edições internacionais nas cidades de São Francisco, Xangai, Varsóvia e Houston, em parceria com o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e apoio da empresa Lafarge, de materiais para construção.

O aumento da eficiência energética nas edificações da cidade do Rio de Janeiro passa pela identificação de barreiras e definição de ações a implementar. Por isso, o Laboratório teve o importante papel de reunir investidores, designers, empresas de engenharia, usuários e administradoras para dialogar sobre esse desafio.

Como objetivo, o EEB Lab-Rio, propôs a elaboração de um plano de ação para alcançar transformações de mercado a partir do comprometimento de diversas instituições.

Modo de agir

Eventos como os dois exemplos citados são cada vez mais necessários, não apenas a título de atualização de conhecimento e discussão sobre o emprego de novos materiais entre os profissionais da área, mas também para repercutir como práticas sustentáveis podem ser adotadas com eficiência.

Edifícios inteligentes, arquitetura verde e certificações ambientais na construção civil são termos dos quais já ouvimos falar e que soam positivos para a maioria das pessoas. No entanto, deveriam ser apresentados de maneira mais ampla e acessível para todos.

A adoção de práticas sustentáveis na construção civil pode ser benéfica para o meio ambiente, as cidades e a população em geral. Mas, além do conhecimento de materiais e técnicas, implica mudanças de hábitos e, inclusive, de leis e impostos ora vigentes.

A sociedade merece saber mais sobre este assunto.

Telhado verde

Lei sancionada em 13 de abril na cidade de Recife determina que novos edifícios residenciais com mais de quatro pavimentos e área coberta superior a 400 m2 tenham lajes cobertas por vegetação de pequeno porte (de preferência de plantas nativas) — os telhados verdes — para reduzir os efeitos das altas temperaturas locais.

Bom para Recife e bom para todas as demais cidades do país que seguirem o exemplo.

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.

Lucila Cano

Colunista especialista em temas relacionados ao 3º setor; assumiu a coluna em 9/4/2010.
 

 



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEMEC
Sinduscon-AC
Sinduscon-GO
Sinduscon – Norte
Sinduscon-Caxias
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon – CO
ADEMI-AM
Ademi – MA
SECOVI-GO
ADIT Brasil
Sinduscon-MT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea