Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/10/2017

Engenharia Civil do Senai Cimatec é avaliada com conceito máximo pelo MEC

Salvador, Bahia, Brasil, 29.10.2015 CIMATEC Na foto: Fábrica Modelo / Planta CIM Foto: Angelo Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB Esta fotografia oficial do Sistema FIEB está sendo disponibilizada apenas para publicação por organizações de notícias e assessorias de comunicação ou para impressão de uso pessoal pelo sujeito (s) da fotografia. A fotografia não pode ser manipulada de qualquer maneira e não pode ser utilizada em materiais comerciais ou políticos, anúncios, produtos e promoções. Sendo obrigatória a divulgação do crédito do autor da fotografia junto com a própria imagem.

O curso de Engenharia Civil ofertado pelo Centro Universitário Senai Cimatec foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) e conquistou conceito 5. Com esse resultado, o curso passou a ser o único na Bahia com avaliação máxima pelo órgão do governo federal, entre faculdades, centros universitários e universidades públicas e privadas.

A fórmula do sucesso do curso, que possui duração de cinco anos em regime trimestral, é uma grade curricular orientada pelas necessidades do mercado e composto por disciplinas específicas, aulas práticas e visitas técnicas. Também inclusos na grade, estão os projetos integradores que ampliam o contato do estudante com problemas que ele vai enfrentar na profissão.

A coordenadora do curso, professora Luara Batalha, atribui o resultado da avaliação ao constante investimento em ensino e infraestrutura do Campus. “Nosso ensino é pensado para que o engenheiro formado aqui seja o mais capacitado possível e que tenha uma grande vivência prática. Este resultado é um reflexo do planejamento do curso, do investimento na nossa infraestrutura e da qualidade do nosso corpo docente”, explica.

Para o presidente do Sinduscon-BA, Carlos Henrique de Oliveira Passos, a formação do engenheiro civil no Senai Cimatec é diferenciada e torna este profissional fundamental para o mercado e para as empresas. “Ficamos orgulhosos deste desempenho, calcado numa grade curricular que aproxima o aprendizado do mundo prático e do empreendedorismo”, destaca.

Orientado pelas necessidades da indústria, o curso está totalmente antenado às tendências do século 21, como cidades inteligentes e construções sustentáveis. O engenheiro civil formado pelo Senai Cimatec aprende a projetar, gerenciar e executar obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Também acompanham todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos.

Diferencial
O grande diferencial dos cursos do Senai Cimatec é a proximidade com a indústria e com o mundo do trabalho de forma mais ampla. Além da infraestrutura diferenciada, com laboratórios que vão muito além das demandas didáticas comuns, no Campus os alunos estão inseridos em um ambiente industrial e empresarial, desde o primeiro dia de aula. Esta infraestrutura inclui, além dos laboratórios de Materiais de Construção e de Geotecnia, a Fábrica Modelo Brasil, primeira da América Latina, o Centro de Supercomputação para Inovação Industrial, com o Cimatec Yemjoa, o segundo mais potente supercomputador da América Latina, o Laboratório de Manufatura Avançada, um Centro de Referência em Logística e diversos laboratórios avançados com equipamentos modernos.

Ao longo do curso, por meio do Projeto Integrador, os alunos são desafiados a resolver, na prática, problemas reais das empresas e indústria, desenvolvendo conhecimentos e habilidades de forma aplicada e acelerando seu processo de formação. “O projeto integrador permite aos alunos aplicar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, trabalhar as habilidades interpessoais, aprender como conviver em grupo e se tornar um profissional mais completo e pronto para o mercado de trabalho e para a pesquisa acadêmica”, explica Luara Batalha.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BA
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-SM
Ademi – SE
ADEMI-AM
Sinduscon Sul – MT
ASBRACO
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-GO
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-ES
Sinduscon-PLA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea