Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/08/2014

Encontro da construção social

"Cbic"
18/08/2014

ODIARIO.COM

Encontro da construção social

Juliana Fontanella

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Sesi promove ações voltadas aos trabalhadores do setor no Dia Nacional da Construção Social, que pela primeira vez acontece em Maringá, também por iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Noroeste do Paraná (Sinduscon Nor/PR) e Serviço Social do Sinduscon-PR (Seconci-PR). Para Valdemar do Carmo Junior, um dos diretores do sindicato, a comemoração, em que as atenções se voltam para os trabalhadores da construção civil, é um reconhecimento aqueles que contribuem para um dos setores da economia que mais cresce no País.

A programação no sábado começa cedo e vai promover a integração da família. Na programação, shows, brincadeiras e sorteiros de brindes, entre outras ações. As crianças vão se divertir em brinquedos e atividades, como jogos de futebol. Para os pais a agenda é dirigida à saúde, desde a prevenção de acidentes até o estado geral dos trabalhadores. Profissionais da saúde vão fazer exames de glicemia, pressão arterial, teste de acuidade visual e até eletrocardiograma. Haverá também divulgação técnica para que a família conheça os equipamentos e rotinas do operário, as inovações tecnológicas e até as possibilidades de ascensão que o segmentos oferece – por meio de cursos de capacitação e aperfeiçoamento. "Nosso objetivo é que esse seja o dia de valorização do ser humano que movimenta o nosso segmento, queremos mostrar a cada um deles e às suas famílias o quanto são importantes".

Em Maringá, a construção emprega cerca de 12 mil trabalhadores de forma direta. A remuneração digna e a melhoria das condições de trabalho são motivos de comemoração. Hoje o servente de pedreiro, o primeiro estágio da carreira, tem salário inicial de quase R$ 1 mil, se chegar a mestre de obras pode ganhar mais de R$ 3 mil. "O trabalho de edificação na construção civil é coisa de artista, tem que ser bem feito, bem acabado e isso demanda dedicação. É isso que nós queremos que fique claro para os operários e suas famílias, que o que eles fazem tem muito valor".

Além disso, o ambiente mudou bastante porque as máquinas fazem quase todo o trabalho pesado que antes cabia aos operários, novos sistemas construtivos deixaram os canteiros limpos e organizados, até o resíduo de obra é processado ali mesmo. "O pessoal almoça sentado, em um local tranquilo, limpo. Quem termina o trabalho não vai mais todo sujo para casa. A maioria deles toma banho, troca de roupa e vai para a aula. Caso fique doente, esse trabalhador tem atendimento garantido e com hora marcada pelo Seconci, tudo isso fez com que os mais jovens se interessassem pela construção civil", afirma ele.

De acordo com Adorno Junior, hoje o mestre de obras, mais alto patamar do operário do canteiro de obras, tem em média 55 anos, mas a tendência é que essa faixa diminua nos próximos anos. Hoje é possível concluir as primeiras séries do ensino fundamental ali mesmo, no canteiro de obras, por iniciativa das próprias construtoras. Uma vez concluídas essas primeiras séries, o acesso à capacitação fica mais fácil e quanto mais o trabalhador estudar, mais chances de progressão na carreira.

PARTICIPE

O Dia Nacional da Construção Social vai ser comemorado no próximo sábado, das 9h30 às 17 horas, no Sesi Maringá (entrada pelo portão do Senai na Rua Vereador Nelson Abrão). Para o evento cada trabalhador recebe até duas pulseiras com um número, assim a família pode participar dos sorteios de brindes durante a festa.

CAPACITAÇÃO

Aplicador de revestimento cerâmico

Pedreiro de alvenaria estrutural

Pintor de obras

Encanador e instalador hidráulico

Mestre de obras

Armador de ferros

Carpinteiro de formas

Cadista para construção civil

(Fonte: Senai Maringá) 

SINDUSCON. Artistas do Circo Teatro sem Lona visitam canteiro de obras para convidar os trabalhadores a participar das comemorações do Dia Nacional da Construção SocJal, no próximo sábado.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon PR – Noroete
Ascomig
Sinduscom-VT
Sinduscon Anápolis
Ademi – GO
Sinduscon-JF
Sinduscon-PLA
ASEOPP
Ademi – SE
Ademi – PR
Sinduscon-DF
ASSECOB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea