Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/02/2021

Empresas orientam sobre manutenção dos cuidados de prevenção à Covid-19 no AM

A ‘Pesquisa Sinduscon-AM: Canteiros de obras durante a pandemia do Covid-19 no Amazonas’, realizada com informações obtidas junto a 12 empresas associadas referente ao ano de 2020 e começo de 2021, revela que 33 canteiros de obras permaneceram ativos, enquanto apenas uma obra foi paralisada devido à pandemia. A maioria das obras em andamento corresponde a capital amazonense, porém também há obras em Anori, Coari e Silves.

A pesquisa contabilizou 1.299 operários das 12 empresas ouvidas. Ao todo, 111 trabalhadores foram afastados. Ou seja, apenas 8% dos trabalhadores de todas as empresas desta pesquisa foram afastados.

O motivo que predomina é o afastamento de pessoas do grupo de risco (88%). Outros motivos como sintomas do Covid-19 (6%) e falta de serviços (6%) também aparecem na pesquisa.

A pesquisa registrou 205 casos suspeitos e 120 confirmados com Covid-19 – todos da capital amazonense. E dos 120 casos confirmados, 23 trabalhadores tiveram que ser internados. Apesar disso, a pesquisa contabilizou apenas 2 óbitos por Covid-19.

O Sinduscon-AM constatou também que todas as 12 empresas ouvidas estão distribuindo máscaras para os trabalhadores, que deverão ser utilizadas durante o transporte casa-trabalho.

As medidas de prevenção adotadas pelas empresas associadas constam em:

  • palestras informativas;
  • medição de temperatura dos funcionários na entrada e saída das empresas;
  • restrição de funcionários com sintomas ou grupo de risco;
  • disponibilização de informativos de prevenção ao coronavírus;
  • reforço de higiene (mais banheiros e disponibilização de álcool gel);
  • horários escalonados de vestiários e banheiros.

Além dessas medidas, a maioria das empresas está realizando relatórios semanais em cada canteiro de obras para averiguar se estão sendo obedecidos os protocolos sanitários orientados pelos órgãos de saúde como a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e o Ministério da Saúde (MS).

As empresas também estão orientando sobre a manutenção dos cuidados de prevenção à Covid-19 nos canteiros de obras. As orientações acontecem em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus (Seconci Manaus) nos Diálogos Semais de Segurança (DDS).

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).(Com informações da Ademi-AL).

(Com informações do Sinduscon-AM)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – CO
Ademi – DF
Sinduscon-MT
Sinduscon-Oeste/PR
Sindicopes
ADEMI-AM
Sinduscon-SE
Sinduscom-VT
Sinduscon-JF
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-Pelotas
SECOVI-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea