Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/08/2010

Em Minas Gerais, mais de 30 mil atendimentos foram prestados no DNCS

Por Cristiane Araújo – Sinduscon-MG

Em Minas Gerais, os resultados do Dia Nacional da Construção Social foram surpreendentes: 31.678 atendimentos nas áreas de saúde, cidadania e lazer foram oferecidos para um público de 6.728 trabalhadores e seus dependentes, no Clube do Trabalhador, em Betim.

A data visa, entre outros, promover o resgate da cidadania e qualidade de vida aos trabalhadores da indústria da construção e sensibilizar os empresários do setor para a importância da responsabilidade social.

Este ano, a temática do evento foi o esporte. No evento mineiro, os mascotes dos três principais times de futebol – América, Atlético e Cruzeiro – alegraram os presentes e sortearam camisas oficiais com assinaturas de seus atletas. Além disso, um torneio de futebol foi disputado entre 16 equipes.

Os operários e seus dependentes tiveram acessos a várias atividades e serviços, dentre eles: emissão de CPF, Cartão Cidadão e de carteira de identidade, cursos instantâneos de incentivo à geração de renda familiar, aulas práticas de construção civil, sessões de massoterapia, aferição de pressão e do Índice de Massa Corporal (IMC), exames e orientações sobre a prevenção do câncer de mama, orientação nutricional, orientações sobre higiene bucal e limpeza de dentes, orientações sobre leishmaniose, dengue e doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos, serviços de beleza, torneios de truco e de futebol society, programação especial para o público infantil com oficinas infantis, gincana, Rua de Lazer, além de apresentações musicais e de esquetes teatrais, sorteios de brindes diversos e alimentação.

Dentre esses serviços destacaram-se a emissão de CPF, Cartão Cidadão e de carteira de identidade, as aulas práticas de construção civil, as consultas odontológicas da Unidade Móvel do Seconci-MG, as orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e o exame de prevenção do câncer de mama.

Este último, segundo a Dra. Elza Brandão, ginecologista do Seconci-MG, foi bastante procurado. “O assunto despertou muito interesse. Ficamos surpresas com a quantidade de mulheres conscientes, que vêm fazendo o exame periodicamente”, afirmou.

Em relação às orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis repassadas pela equipe do Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi) da prefeitura de Betim, o que mais chamou a atenção foi o preservativo feminino, que, juntamente com o preservativo masculino, foi distribuído em grande quantidade.

Segundo a assistente social Naitre Regina Fonseca e Silva, o público estava bastante aberto às informações. “Tanto mulheres como homens de variadas idades se interessaram pela camisinha feminina, demonstrando ainda um certo desconhecimento sobre ela”, comentou.

Ainda na área de saúde, a Unidade Móvel Odontológica do Seconci-MG não ficou um minuto sequer sem fila.

Outro serviço bastante demandado foi a emissão de CPF, carteira de identidade e do Cartão Cidadão. A dona de casa Cleuza dos Santos Terras estava radiante. Aos 58 anos teve a oportunidade de, pela primeira vez na vida, emitir seus documentos. “Eu sempre cuidei dos outros e nunca tive tempo de cuidar de mim. Moro longe do centro de Belo Horizonte e fica difícil para eu correr atrás dessas coisas. Agora chegou a minha vez”, comemora com o protocolo de emissão da carteira de identidade e do CPF em mãos.

As aulas práticas de construção civil oferecidas pelo SENAI, por meio da Escola de Formação Profissional Paulo de Tarso, também foram concorridas. Conforme o instrutor Charles Henrique Moreira, que apresentava o funcionamento de uma máquina que faz cortes em cerâmicas e porcelanatos e construía in loco uma parede de blocos cerâmicos, o objetivo da iniciativa foi cumprido: “mostrar as formas de se construir e destacar a importância da qualificação profissional”.

Além do revestimento cerâmico, outras aulas práticas também foram ministradas: de instalação hidrossanitárias e de gás; de assentamento de alvenaria; de dry wall/gesso acartonado; de ergonomia e primeiros socorros; além de palestras sobre saúde ocupacional e demonstrações de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletivos (EPCs).

Em Minas Gerais, O Dia Nacional da Construção Social foi organizado pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG) e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG). O evento mineiro, que contou com mais de 200 voluntários para sua realização, teve o apoio da Caixa Econômica Federal, Cemig, Holcim, Interativa Comunicação, Mobiliza SUS, Obras on Line, Paulo R. Lasmar Advocacia, Secretaria Municipal de Saúde de Betim, Tim, Total Cesta, Vilma Alimentos e Sesi-MG. Nacionalmente é patrocinado pela Votorantim Cimentos e tem como correalizadores o SESI-DN e o Fórum dos Seconcis.

A iniciativa, que está em sua quarta edição, é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e foi realizada em 24 Unidades da Federação.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AELO
Abrainc
Aconvap
Sinduscon-SF
Sinduscom-VT
Sinduscon-BA
SECOVI-GO
Ademi – DF
Sinduscon-TO
Sinduscon-MA
Sinduscon-CE
Sinduscon-Pelotas
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea