Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/04/2014

Drones chegam ao setor de construção civil no Brasil

"Cbic"
08/04/2014

canaltech.com.br

Drones chegam ao setor de construção civil no Brasil

A utilização de drones, ou veículos aéreos não tripulados (VANTs), vem se tornando cada dia mais comum em atividades comerciais e industriais. O que era exclusividade do exército, agora também está presente no setor da construção civil, como mostra a empresa Tecnisa.

Antes associadas apenas a monitoramento, as máquinas já foram utilizadas recentemente para entrega de livros na Austrália, medição de radição no Japão e até mesmo ampliação de acesso ao Facebook em áreas sem internet. No Brasil, os drones gravaram desfiles de escola de samba e estão mais próximos de transmissão de programas de tevê, além de entrarem agora na construção civil.

A Tecnisa, em parceria com startups das mais diversas áreas, exibe mais uma maneira inovadora de utilizar a tecnologia: a partir de agora, a construtora conta com imagens feitas por drones em diversos ângulos de empreendimentos em andamento, o que pode ajudar aos clientes observarem melhor como está a obra, quais suas dimensões e seu próprio desenvolvimento.

A ideia, segundo a própria empresa, é usar os drones como ferramenta de relacionamento com o cliente, que poderá receber mensalmente o registro das obras personalizado, conforme a unidade de cada comprador. Com os vídeos, será possível projetar melhor a vista do apartamento antes mesmo de estar pronto. Os primeiros testes foram feitos no Jardim das Perdizes, em São Paulo, e, para os demais clientes, a novidade chega no próximo mês.

Ainda com o uso sendo debatido mundialmente – especialmente com assuntos ligados à invasão de privacidade e missões militares –, os drones ainda estão sob regulamentação no Brasil. Por enquanto, não há um levantamento exato de quantos VANTs atualmente estão em operação por aqui ou mundialmente. Estima-se, porém, que a quantidade de voos desses veículos tenha duplicado somente de 2012 para 2013 no espaço aéreo brasileiro.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECONCI BRASIL
Sinduscon-BA
Sinduscon-SE
Sinduscon-PA
Sinduscon-AM
Sinduscon-MG
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-AL
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
ASSECOB
Sicepot-PR
Sinduscom-VT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea