Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/08/2012

Dia Nacional da Construção Social supera expectativa e promove mais de 270 mil atendimentos em 2012

O dia 18 de agosto foi de festa para os quase 70 mil trabalhadores do setor da construção e familiares que participaram do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Realizado simultaneamente em 27 localidades de 19 unidades da federação, só no Rio de Janeiro o “Arraiá da Cidadania” atendeu 12.222 pessoas na Lespam (Liga de Esportes do Arsenal da Marinha).

Promovido pela CBIC, o DNCS – maior e melhor ação de responsabilidade do setor da construção – prestou mais de 270 mil atendimentos nas áreas de saúde, lazer, esporte, cultura e cidadania. Dentre os estados participantes (AC, AL, AP, BA, CE, GO, MA, MT, MS, MG, PR, PE, RJ, RN, RS, RR, SC, SE e TO), o Rio Grande do Sul foi o que prestou o maior número de atendimento (51.667).

Para o presidente da CBIC, Paulo Simão, o Dia Nacional da Construção Social, em sua sexta-edição, cumpriu o seu objetivo, que era o de Valorização dos Trabalhadores da Indústria da Construção. Várias ações foram promovidas neste sentido. “Nos últimos anos, a indústria da Construção foi um dos segmentos que mais cresceu na economia brasileira. Estamos construindo moradias, estradas, indústrias, portos e tantas outras obras necessárias ao desenvolvimento do País e à melhoria da qualidade de vida da nossa população. Mas nada disso seria possível se não tivéssemos, por trás de todos esses empreendimentos, as mãos, a inteligência e a experiência de milhões de trabalhadores que atuam nos canteiros de obras”, destaca Paulo Simão.

Considerado um sucesso para todos os envolvidos, o mutirão solidário, realizado em parceria com o Sesi, Fórum dos Seconcis (Serviço Social da Construção Civil) e entidades públicas e privadas, com o patrocínio nacional da Votorantim Cimentos, contou, este ano, com a colaboração de mais de cinco mil voluntários.

No Rio de Janeiro, uma das atrações foi a formatura de 38 alunos de duas turmas do curso de Formação de Mestre de Obras, uma parceria do Seconci-Rio com o Sinduscon-Rio e o Senai e que, nos últimos anos, já formou mais de 70 mestres de obras – o curso tem 560 horas/aula de duração.

Em Minas Gerais, os trabalhadores puderam contar com orientações financeiras e jurídicas prestadas pela empresa Júnior Unipac Betim.  

No Ceará, o servente Pedro Cosmo da Costa ficou comovido com o evento. “Estou impressionado com o Dia Nacional, pois não conhecia. Quero vir todo ano, até porque minha esposa e meus filhos tão adorando. Já bati uma bolinha e as crianças não saem do pula-pula. Vou levar elas para o médico, com certeza!”

Em Sergipe, além dos serviços de saúde e cidadania, algumas atrações foram muito esperadas como o Futsal Feminino, o concurso Rainha da Construção e o resultado das melhores fotografias nas categorias trabalhador da construção e profissional.

No Paraná, a novidade foi a eleição de Gabriela Oliveira, 6 anos, como a Mascote da Construção.

Em Goiânia, o evento reuniu a família, atraída pela valorização dos trabalhadores. O presidente do Sinduscon-GO, Justo Cordeiro, destacou, na ocasião, a importância das ações de valorização, ressaltando a integração e a parceria entre as entidades como fomentadores da inclusão e responsabilidade social. “O Dia Nacional da Construção Social é um exemplo prático de cidadania”, afirmou Cordeiro.
 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Norte
Sinduscon-JP
Ademi – RJ
Sinduscon-JF
Sindicopes
Sinduscon-AM
SECONCI BRASIL
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-AL
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Abrainc
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea