Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/08/2012

Dia Nacional da Construção Social, exemplo de cidadania

Centenas de trabalhadores do setor da construção em Goiás, seus familiares e membros da comunidade local participaram da sexta edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), no dia 18 de agosto. O evento, promovido nacionalmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), foi realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-GO) e Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci-GO), na Unidade Integrada Sesi/Senai Aparecida de Goiânia.

O tema central desta edição do DNCS foi a valorização dos trabalhadores. O assunto também é tema de campanha publicitária desenvolvida pelo Sinduscon-GO e Ademi-GO, ação que visa expandir o relacionamento com trabalhadores e interessados em atuar no setor, mostrando a importância da atividade e os benefícios da profissão. Iniciativas com esse foco também têm sido desenvolvidas por todo o País, por meio do incentivo da CBIC e, agora, coroadas com este dia dedicado ao trabalhador.

O presidente do Sinduscon-GO, Justo Cordeiro, destacou a importância das ações de valorização, ressaltando a integração e a parceria entre as entidades como fomentadores da inclusão e responsabilidade social. “O Dia Nacional da Construção Social é um exemplo prático de cidadania”, afirmou Cordeiro.

Já o presidente do Seconci-GO, Moacyr Soares Moreira, enalteceu a promoção do momento de confraternização e aproveitou para anunciar a inauguração da ampliação da sede da instituição, prevista para o final do mês de setembro. Ele destacou que atualmente a entidade realiza cerca de 11 mil atendimentos/mês e que com esta ampliação poderão expandir o número para 20 mil atendimentos.

Pedro Alves de Oliveira, presidente da Fieg, ressaltou a importância da parceira entre o poder público e o setor privado, agradecendo aos prefeitos dos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia, que contribuíram com a oferta de áreas para instalações de novas unidades integradas Sesi/Senai. Segundo ele, essa parceria é de extrema relevância para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Ele ainda afirmou que o crescimento econômico só se justifica pelo desenvolvimento social e que “qualificar o trabalhador é valorizá-lo”.

Durante o evento, os visitantes contaram com serviços nas áreas de saúde, cidadania e lazer, como emissão de CPF, doação de sangue, aferição de pressão arterial, educação para o trânsito, cortes de cabelo, doação de sangue, salão de jogos e praça da alegria para a criançada, além do tradicional Torneio Início dos Jogos da Construção, com participação de 24 equipes formadas por colaboradores das empresas do setor.

No quesito diversão, o destaque ficou com o show da dupla humorística Nilton Pinto & Tom Carvalho, que atraiu a atenção do público e provocou diversas gargalhadas. A apresentação dos artistas agradou a plateia, que manifestou o reconhecimento pedindo bis e aplaudindo a dupla de pé.

DNCS 2012

Evento reúne a família da construção em Aparecida de Goiânia

casal José Morais Oliveira e Maria Teixeira

""José Morais Oliveira (53) e sua mulher, Maria Teixeira, participaram das atividades do Dia Nacional da Construção Social 2012 pelo segundo ano consecutivo, e desta vez o casal foi atraído pelo atendimento disponibilizado na área de saúde. Ele é funcionário da construtora Merzian e tirou o dia de folga na obra em que está trabalhando, na Alameda das Rosas, para “dar atenção à saúde e averiguar se o índice de glicemia está normal. No ano passado a gente também tirou documentos e eu conferi o saldo do FGTS. Esses serviços ajudam muito o trabalhador”, reconheceu. O operário e seus colegas de canteiro souberam sobre a data de realização do DNCS em Goiás durante o expediente na obra.
Sobre as condições atuais oferecidas pela indústria do setor, José Oliveira, que já está próximo de se aposentar, acha que ocorreu uma grande melhoria no nível de salários e nos benefícios oferecidos aos empregados, incluindo o aspecto da qualificação profissional, ele mesmo participante, mais recentemente, de cursos para pedreiro, gestão de mão de obra e informática pelo Senai. “Ganhei qualidade de vida e minha família hoje tem o conforto de duas casas próprias, um carro e uma chácara”. Comentou que conhece a mensagem da campanha (de valorização da mão de obra na construção civil, veiculada na mídia regional a partir de maio último) e que “a construção está boa: tem muita frente nova e serviço não falta”.

família Marcos Martins da Silva, Patrícia e três filhas

""Marcos Martins da Silva, 29 anos, é encarregado de hidráulica na Terral Incorporadora, onde trabalha há quatro anos. Orgulha-se ao comentar que está construindo sua casa no Residencial Santa Fé, em Goiânia e que já conseguiu adquirir carro próprio. “Nesse tempo de serviço melhorou muita coisa: o salário, a tecnologia do maquinário e as inovações nos canteiros, sendo que temos oportunidade de crescer profissionalmente com os cursos que têm na área”.
Ele afirma que há três edições participa do DNCS integrando a equipe de sua empresa na disputa do Torneio Início dos Jogos da Construção. “Só que este ano estou machucado e vim acompanhado da família para dar apoio ao time e participar das atividades de lazer com as crianças”.

família Marcos Paulo Sousa Guerreiro Passos, Arlete Pereira e Clara Cristina

""Marcos Paulo Sousa Guerreiro Passos, 24 anos, sua esposa e filha de um ano e cinco meses também participaram das atividades do Dia Nacional da Construção Social 2012 em Aparecida de Goiânia. Ele trabalha na função de apontador na Engel Engenharia há cinco meses, egresso da Terral, onde prestou serviço por um ano. “A construção está crescendo, depende do operário querer crescer junto”, comentou o jovem que, a propósito, está cursando ‘Logística’ na Faculdade FacLions.

Pela primeira vez no DNCS, Marcos Paulo integra a equipe da Engel na disputa dos Jogos da Construção deste ano. Lamentando que o time acabara de perder a partida nos pênaltis no Torneio Início, mas que está preparada para se recuperar e fazer bonito nos JC 2012 a serem disputados por 24 equipes no Clube Ferreira Pacheco, ele destacou que além do esporte também atraiu o casal a possibilidade de assistir o show da dupla de humoristas Nilton Pinto & Tom Carvalho ao vivo. Definitivamente, atração inesquecível proporcionada à família de Marcos Paulo e de todos os trabalhadores que prestigiaram esta sexta edição do DNCS em Goiás.
Até 13h30 em Goiás foram realizados 6.848 atendimentos a 2.260 pessoas.

Joelma Pinheiro – Sinduscon-GO

Fotos: Silvio Simões

 

 

 

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PR
Ademi – GO
Sinduscon-RIO
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-AL
Ademi – SE
Sinduscom-SL
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-Mossoró
ASEOPP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea