Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/03/2019

Dia Mundial da Água: ou existe oferta de água ou não existe vida

No Dia Mundial da Água (22/03), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) convida as entidades associadas e os empresários do setor da construção a refletirem sobre a responsabilidade do uso eficiente e consciente desse importante recurso hídrico. “A indústria da construção tem um papel fundamental no compromisso de conservação da água’, destaca o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da entidade, Nilson Sarti.

O tema, prioritário nas ações estratégicas da entidade, já rendeu duas importantes publicações em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e forte atuação do maior evento global sobre água.

O documento sobre Recursos Hídricos – Uso Eficiente da Água em Edifícios Residenciais (2016) estabelece diretrizes em torno do assunto, abordando o tema com um olhar sobre como a Indústria da Construção pode contribuir para o uso eficiente e consciente da água, além de influenciar no comportamento da sociedade, avançando em seu propósito de visar uma sociedade com maior qualidade de vida.

Já o referente à Gestão de Recursos Hídricos na Indústria da Construção (2017) aborda a conservação de água e gestão da demanda, caracteriza os sistemas hidráulicos prediais e identifica requisitos de desempenho associados ao uso eficiente da água, ampliando e aprofundando algumas das questões apresentadas na publicação anterior, com o objetivo de apoiar incorporadores, construtores, projetistas e executores na obtenção de edifícios sustentáveis.

“Vamos continuar olhando para fora dos nossos canteiros, dos nossos empreendimentos. Precisamos evoluir. Também pelo projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’ vamos trabalhar para mudar essa cultura. A água tem que ser elemento fundamental na organização das cidades”, completa Nilson Sarti.

No 8º Fórum Mundial da Água, que reuniu mais de 150 pessoas em março de 2018, em Brasília, a CBIC coordenou dois tópicos: “Projetos de cidades com consciência hídrica”, da sessão temática Urbano; e “Da eficiência no uso da água para gestão responsável: a indústria está ciente dos riscos e oportunidades relacionados à água?”, da sessão temática Desenvolvimento. A próxima edição será em Dakar, capital do Senegal, em 2021, com o tema “Segurança hídrica para paz e desenvolvimento”.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduson – GV
Sinduscon-MA
Sinduscon-SP
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-ES
AELO
SINDICIG
Sinduscon-MT
Sinduscon-AL
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon – Norte
Sinduscon-Joinville
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea