Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/09/2011

DF ganha parque sustentável

"Cbic"
23/09/2011 :: Edição 183

 

Os Ambientais/DF 23/09/2011
 

DF ganha parque sustentável

Ampliar as fronteiras da sustentabilidade e viabilizar o desenvolvimento de comunidades verdadeiramente verdes. Esta é a missão do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (Pisac), que será construído no Campus da Universidade de Brasília (UNB) no Gama. Uma parceria firmada no último dia 11 de agosto, com o Building Research Establishment, do Reino Unido, viabilizará a criação do primeiro Pisac na América Latina, com promessa de impulsionar a transformação da indústria da construção no país.
O Pisac brasileiro seguirá exemplos de outros países que já possuem o parque. Serão introduzidas inovações tecnológicas aliadas aos critérios de sustentabilidade na cadeia produtiva da construção, gerando oportunidade de mudança na qualidade de vida das pessoas. A proposta visa que, futuro este setor possa se tornar uma atividade com baixo impacto ambiental, com trabalhadores qualificados e um ritmo industrial de produção.
“O PISAC é um exercício concreto de pesquisa aplicada que integra responsabilidades, recursos e soluções tecnológicas como vetor de inovação e transformação, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva da indústria da construção no Brasil”, afirmou Raquel Naves Blumenschein, coordenadora do Lacis da Universidade de Brasília.
A criação desse centro de desenvolvimento e pesquisa é resultado de uma parceria entre o setor produtivo (representado pela CBIC); o Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade da Universidade de Brasília (LACIS -UnB); o Governo do Distrito Federal; o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a empresa inglesa Building Research Establishment (BRE) que tem mais de 90 anos de experiência em desenvolvimento de pesquisa e inovação na área da construção.
Para o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, para alcançar as metas de produção de moradias de interesse social no país e de criação de infraestrutura, é urgente a necessidade de se investir na implantação de espaços de pesquisa e desenvolvimento, permitindo, além da redução dos impactos ambientais da atividade, um fortalecimento de novos mercados. “Estamos muito felizes com a assinatura desse protocolo de intenções de cooperação técnico-científica, que inclusive agradou à presidenta da República, Dilma Rousseff, e ao ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, que apoiaram a iniciativa desde o momento que souberam do projeto”, diz Paulo Simão.
Em Londres, o parque tecnológico já instalado é uma pequena vila, com dez casas, onde são feitas simulações de tecnologias de adaptação para os efeitos das mudanças climáticas a fim de testar a resistência dos mais variados materiais, além de experimentar diferentes modelos construtivos que contemplem os conceitos de sustentabilidade e inovação. No Brasil, a estrutura do Pisac será semelhante. A missão do parque, segundo o consultor sênior do BRE, Orivaldo Barros, será a de ampliar as fronteiras da sustentabilidade no Brasil e viabilizar o desenvolvimento de comunidades verdadeiramente sustentáveis.
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
FENAPC
Sindicopes
Sicepot-PR
Sinduscon-RR
Sinduscon-Oeste/PR
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-AC
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-MG
Aconvap
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea