Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

05/05/2014

Debate contribui para rumos do País

"Cbic"
05/05/2014

Diário do Nordeste

Debate contribui para rumos do País

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Responsável pelo emprego de 120 mil trabalhadores, somente no Ceará, a construção civil quer maior reconhecimento por parte do governo FOTO: KIKO SILVA O economista, (debatedor do programa Manhattan Connection, da Globo News) e colunista Ricardo Amorim será o primeiro palestrante do fórum 

 Às vésperas do início de um novo período eleitoral, momento para se aprofundar o debate sobre os rumos da economia e dos novos caminhos que o País deve traçar para romper com a inércia do crescimento, a Coopercon-CE e o Sinduscon-CE reabrem a discussão sobre a política socioeconômica brasileira e promovem, a partir da próxima segunda-feira, dia 5, o "Brasil em Debate". Caracterizado como um fórum nacional de ideias, o evento será realizado a partir das 8 horas, no Lulla's Plazza Buffet, tendo como primeiro palestrante do dia o economista, apresentador de televisão (debatedor do programa Manhattan Connection, da Globo News) e colunista (Revista IstoÉ), Ricardo Amorim.

 O fórum "Brasil em Debate" será promovido ao longo de 2014 e contará com a participação de autoridades, expoentes da economia brasileira, como o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e o pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos.

 Além de expor as questões "históricas" fiscais e tributárias, inerentes à economia do País, e discutir as perspectivas macroeconômicas, o fórum busca reposicionar o setor da construção civil no centro da definição das políticas públicas municipais, Estaduais e Federais.

 Peso político 

 Peso e força para isso, as duas entidades demonstram ter. No Ceará, o setor da construção civil emprega mais de 120 mil trabalhadores e movimenta R$ 1 bilhão em volume de negócios. Somente a Coopercon-CE reúne 92 das 94 empresas do setor no Estado, que representam 85% do Produto Interno Bruto (PIB) do setor no Ceará, somam R$ 3,48 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV), têm 353 canteiros de obras em oito estados e empregam 32.906 trabalhadores, difundindo o modelo cooperativista nas cinco regiões do Brasil.

 Reposicionamento 

 Atualmente, informa o presidente da Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará (Coopercon-CE), e coordenador do fórum, Marcos Novaes, já são 12 Coopercons no País, que nasceram a partir desta iniciativa. "Precisamos posicionar a construção civil como a grande indústria nacional que é, e não deixá-la à margem das decisões econômicas do País, como ocorre hoje", defende Novaes. Ele destaca que um dos objetivos do evento de porte nacional é fortalecer econômica e politicamente o setor. Já o Sinduscon-CE é a entidade que representa a indústria da construção civil em todo o estado do Ceará. Representa mais de 600 empresas da Construção Civil associadas, que empregam diretamente cerca de 90 mil trabalhadores, o que confere à entidade papel relevante na definição das políticas públicas de obras estruturantes, saneamento e esgoto, construção de moradias e planejamento urbano.

 Após debater nacionalmente os rumos da política e suas consequências na economia, as perspectivas macroeconômicas, e o reposicionamento do setor da construção civil no País, explica Novaes, será gerada uma súmula com propostas a serem apresentadas aos governos do ceará e Federal.

 "Temos, atualmente, diversas leis defasadas e benefícios temporários que não permitem que o setor avance com toda a capacidade. Podemos industrializar mais os canteiros de obras, mas não o fazemos porque os tributos são absurdos", critica.

 Mais informações: 

 O Brasil em Debate

 Será realizado no Lulla's Plazzá Buffet, na Av. Atilano de Moura,

 Nº 320, Água Fria.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-PR
Ademi – GO
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-MS
ADEMI – BA
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-AC
Sinduscon-Vale do Itapocu
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea