Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/07/2021

Dados da PNAD Contínua registram avanço no mercado de trabalho da construção

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (30) o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Segundo a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, o resultado do setor da construção foi positivo.

No período março a maio deste ano, o número de pessoas ocupadas no segmento foi de 6,194 milhões, o que correspondeu a um incremento de 181 mil vagas em relação aos meses de dezembro a fevereiro e a mais 653 mil novas ocupações em relação a igual período de 2020.

O IBGE destacou que, nesta base de comparação, foi observado um incremento de 25% do trabalho por conta própria no setor. A PNAD Contínua envolve os dados do emprego formal e informal.

“Os resultados do Caged referentes ao primeiro semestre de 2021 mostraram um avanço no mercado de trabalho formal da construção, quando foram gerados mais de 178 mil novos empregos. Entretanto, este número pode crescer muito mais, caso o principal problema do setor (alta/falta de insumos) seja equacionado”, afirmou Ieda Vasconcelos.

A economista também explica que para o trimestre móvel de março a maio a taxa de desemprego no país foi de 14,6%, o que correspondeu a maior para o período desde o início da série, em 2012. “Em relação ao trimestre anterior, o resultado ficou praticamente estável, mas em relação aos mesmos meses do ano passado observou-se alta de 1,7 ponto percentual.”

Vasconcelos afirma que o número de desempregados (14, 8 milhões de pessoas) também ficou praticamente estável na comparação com o trimestre finalizado em fevereiro/21.

“Entretanto, na comparação com igual trimestre móvel do ano anterior observou-se um acréscimo de 2,1 milhões de pessoas. Mas é preciso considerar que março a maio do ano passado o país vivenciou os meses iniciais da pandemia da  Covid-19. Com as medidas de isolamento, muitas pessoas desistiram da busca por uma colocação no mercado de trabalho. Agora, com o retorno das atividades, e medidas menos restritivas, observa-se uma busca maior por uma colocação.  Os números da PNAD demonstram como o mercado de trabalho do país ainda está fragilizado.”

A matéria integra o “Projeto Banco de Dados da CBIC” da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – DF
SECOVI- PB
Sinduscon-BC
Sinduscon-ES
Sinduscon-JP
Sinduscon-PE
Ademi – SE
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Ademi – MA
Sinduscon-MG
Sinduscon-MS
Sinduscom-SL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea