Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/03/2014

Custo da construção paulista registra alta de 0,23% em fevereiro

"Cbic"
07/03/2014

DCI Online

Custo da construção paulista registra alta de 0,23% em fevereiro

SÃO PAULO – O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo, calculado sobre as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos, registrou alta de 0,23% em fevereiro em relação a janeiro. Calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para a utilização nos reajustes dos contratos de obras. Em 12 meses, o indicador apresenta crescimento de 7,61%.

 Em fevereiro, os custos com mão de obra e materiais de construção subiram 0,24% em relação ao mês anterior, enquanto os salários dos engenheiros mostraram estabilidade. A média ponderada entre os três itens resultou na variação de 0,23% do CUB representativo da construção paulista (RN-8), que neste mês ficou em R$ 1.102,65 por metro quadrado.

 Quanto às obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o SindusCon-SP e a FGV calculam que os custos com mão de obra subiram 0,27% em fevereiro, os custos das construtoras com materiais de construção aumentaram 0,24%, enquanto os salários dos engenheiros indicaram estabilidade. Com isso, o valor do CUB desonerado registrou variação 0,25% no mês, ficando em R$ 1.027,11 por metro quadrado.

 No período, 20 dos 41 insumos da construção pesquisados variaram acima do IGP-M do mês, que ficou em 0,38%. Entre os que tiveram os maiores reajustes no mês, estão: massa pronta para reboco externo (3,57%); alimentação do tipo marmitex (2,04%); granito polido para piso (1,58%); tubo de ferro (0,76%); emulsão asfáltica com elastômero (0,60%).



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-Brusque
Sinduscom-VT
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon Chapecó
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
FENAPC
Sinduscon-RIO
Sinduscon-RR
Ademi – MA
Sindicopes
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea