Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/05/2020

Covid-19: Prevenção e solidariedade das construtoras no Espírito Santo

Antes mesmo de o governo capixaba decretar as primeiras medidas de prevenção ao coronavírus no Espírito Santo, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), em comunicado produzido pelo diretor Carlos Augusto da Motta Leal, assessor jurídico da entidade, e encaminhado aos associados no dia 17 março, trazia uma série de orientações de prevenção que deveriam ser adotadas nos canteiros de obras.

Desde então, as empresas associadas têm adotado uma série de medidas para promover a prevenção e evitar o contágio da Covid-19. Nos canteiros de obras da De Martin Construtora, por exemplo, várias medidas de prevenção foram adotadas para garantir a segurança de todos, como divulgação de cartazes com orientações sobre higiene pessoal e prevenção entre seus funcionários e higienização obrigatória ao entrar na obra.

A empresa também forneceu máscara para os trabalhadores e o uso tornou-se obrigatório. O número de pessoas dentro de elevadores cremalheiras foi restringido e, até o quarto andar, os funcionários devem usar escadas e não elevador.

“A prevenção é a melhor arma que temos contra o contágio do coronavírus e é importante que cada um faça a sua parte para proteger a si mesmo, seus colegas de trabalho e suas famílias”, ressalta Marcelo Reblin, gestor de obras da De Martin Construtora.

Associada ao Sinduscon-ES, a Argo Construtora tem promovido com seus colaboradores uma série de bate-papos online que abordam temas como espiritualidade, nutrição, exercícios físicos, programação neurolinguística, entre outros. O intuito é ajudá-los a cuidarem da saúde mental neste momento de incertezas.

A diretora de marketing da construtora, Lynette Feu, ressalta a importância de ações como essa. “São fundamentais para proporcionar tranquilidade e ajudar a construir um olhar ainda mais humano nesse momento que estamos enfrentando”, conta.

 

Doação MRV (Foto: Divulgação/MRV)

A solidariedade também está em destaque neste momento. A MRV Construtora, por exemplo, aderiu ao movimento #construindoobem e doou itens de higiene, como sabão em barra, pasta de dente e papel higiênico. A doação foi enviada à Cufa (Central Única da Favela) para distribuir aos mais necessitados.

O presidente do Sinduscon-ES, Paulo Baraona, frisa que o momento requer novos cuidados com a saúde e a segurança do trabalhador e que o sindicato tem tido um papel importante na divulgação das recomendações das autoridades de saúde, governos e Ministério Público do Trabalho. Para tanto, o Sinduscon-ES, seguindo o exemplo da CBIC, criou uma área exclusiva no site com todas as informações e documentos relativos à pandemia. “Isso agiliza a nossa comunicação”, afirma Baraona.

A matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

(Foto: Divulgação MRV)

(Com informações do Sinduscon-ES)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Abrainc
Sinduscon-PA
Sinduscon-SM
Ademi – RJ
Sinduscon-TAP
Sinduscon-SF
Sinduscon-AC
Sinduson – GV
Ademi – PE
Sinduscon – Vale
Sindicopes
Sinduscon-CE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea