Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/04/2020

Covid-19: Codese-DF doa cinco respiradores ao Governo do DF  

Da esquerda para a direita: presidente Paulo Muniz (Codese-DF); governador Ibaneis Rocha; secretário de Saúde Francisco Araujo e secretário da Casa Civil Valdetário Andrade Monteiro

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), Paulo Roberto de Morais Muniz, entregou no último dia 8 ao Governo do Distrito Federal cinco respiradores que vão ajudar no combate ao coronavírus na capital federal. A assinatura de doação dos equipamentos, no Palácio do Buriti, contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, do secretário de Saúde, Francisco Araújo, e do secretário da Casa Civil, Valdetário Monteiro.

A iniciativa é resultado da campanha #JuntospeloDF que já arrecadou R$ 280.596,45 e envolve empresas de todas as áreas do setor produtivo, associações, entidades e pessoas.

Ao agradecer o gesto em favor da população do DF, o governador Ibaneis Rocha ressaltou que os “equipamentos são necessários não só no tratamento do coronavírus, mas que depois serão úteis para atender a população do DF em outros tratamentos”.

O subsecretário de Infraestrutura, Isaque Costa de Albuquerque, também enalteceu a iniciativa. “Gostaria de fazer um agradecimento especial ao presidente da Codese, Paulo Muniz, ao superintendente Ruiter Thuin e à secretária executiva Rosane, pelo esforço em juntar empresas para efetivar essa doação de cinco ventiladores pulmonar”, diz

A maioria dos aparelhos foi instalada no Hospital Regional da Asa Norte, unidade referência para tratamento de pacientes com coronavírus.

Foto: Divulgação Secretaria Nacional de Saúde do DF

Os respiradores são fundamentais no tratamento de pacientes com Covid-19. Sua principal função é ajudar os pulmões a inspirar e expirar o oxigênio quando a pessoa perde a capacidade de operar normalmente seu sistema respiratório. Por isso, a eventual falta desses aparelhos nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) tem sido a grande preocupação das autoridades de saúde quando aumentar a procura de pacientes por tratamento.

Além dos respiradores, foram viabilizados recursos para a Universidade de Brasília (UnB) produzir mais de 2 mil máscaras em acetato. “Estamos ajudando a Fábrica Social a viabilizar a confecção de máscaras e aventais para a Secretaria de Saúde”, menciona Paulo Muniz.

“A nossa missão como sociedade civil organizada também é a qualidade de vida e condições dignas aos cidadãos, em gestão compartilhada com o poder público. Com mais essa campanha seguimos firmes em nosso propósito de participar ativamente do planejamento econômico sustentável de Brasília e entorno, atuando e propondo ações efetivas da nossa capital federal”, destaca Muniz.

A campanha #JuntospeloDF continua. Doações podem ser feitas pelo site. Participe!

 

Codese-DF

Fruto do projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), inspirado no modelo bem sucedido da cidade de Maringá/PR, o Codese-DF foi criado com a participação de mais de 50 entidades. Suas atribuições são exercidas em parceria com entidades do setor produtivo, sociedade civil e academia.  Seu objetivo central é participar ativamente do planejamento econômico sustentável de Brasília e entorno, a curto, médio e longo prazo.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

(Com informações da Agência Brasília)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PR
SINDUSCON – SUL
ADEMI – BA
Ademi – AL
Sinduscon-Oeste/PR
Sindicopes
AELO
SECOVI-PR
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-AM
Sinduscon-PA
Sinduscon-ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea