Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/09/2012

Conta de energia poderá até cair mais, afirma Dilma

"Cbic"
12/09/2012 :: Edição 399

Jornal Zero Hora – 12/09/2012

CONTA DE ENERGIA PODERÁ ATÉ CAIR MAIS, AFIRMA DILMA

Ministério de Minas e Energia informa que redução da tarifa chega ao consumidor em 5 de fevereiro Após uma série de informações desencontradas durante o dia, o governo federal fixou ontem à noite a data de 5 de fevereiro para começar a valer a redução de 20,2% do custo médio da energia no país. E o corte nas tarifas, avisou a presidente Dilma Rousseff, poderá ser ainda maior, dependendo de resultados de novos estudos.

Para os consumidores residenciais, a redução na fatura prevista será, inicialmente, de 16,2%. No caso das indústrias, o abatimento na conta pode variar de 19,4% a 28%.

O Ministério de Minas e Energia chegou a informar à tarde que a diminuição da conta chegaria a partir de janeiro. No final do dia, preferiu situar a validade do benefício  no início de 2013 , mas à noite confirmou a data definitiva. Os cálculos que poderão dar alívio ainda maior às famílias e aos empresários serão feitos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mas a expectativa de conclusão é em março. Para a presidente, empolgada com as possíveis repercussões na economia, a iniciativa marcará época.

Esses números são números que me permitem dizer que eu não estou cometendo nenhum exagero ao afirmar que nós estamos tomando uma medida histórica   disse Dilma.

A redução da conta de luz abre caminho para diminuir os custos de produção do setor e melhorar a competitividade das fábricas, além de deixar mais renda na mão dos consumidores e contribuir para frear a inflação. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, defendeu que os empresários repassem a diminuição do custo ao preço final dos produtos.

Vai depender de setor para setor, mas certamente a sociedade será muito beneficiada   avaliou.

Projeções da CNI indicam que a medida fará o custo de produção da indústria cair de 2% a 4% no país.

O presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base, Paulo Godoy, lembrou que a renovação dos contratos de geração, transmissão e distribuição de energia traz mais segurança ao setor elétrico.

As empresas terão mais condições de planejar e tomar decisões de longo prazo   analisou.

A Aneel também confirmou que revisará ainda no primeiro semestre as tarifas de todas as distribuidoras, inclusive as que não estão incluídas no pacote de renovação das concessões.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Vale do Itapocu
APEOP-PR
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon – CO
SECOVI-PR
Sicepot-PR
Sinduscon-AC
ADEMI – BA
Sinduscon-BC
Sinduscon-AM
Sinduscon-PE
Ademi – AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea