Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/07/2011

Construindo a sustentabilidade

"Cbic"
20/07/2011 :: Edição  139

 

Jornal Brasil Econômico/BR 20/07/2011
 

Construindo a sustentabilidade 

Presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção

 
 Muito se fala sobre sustentabilidade. Espera-se uma mudança de postura do governo, das empresas, dos países ricos. Mas o que eu e você podemos fazer em nosso cotidiano? Com atitudes simples, podemos pensar e agir sustentavelmente.
 Como representante do setor da construção, aqui vão dicas para quem está reformando ou construindo a casa ou a empresa. Pense na economia de energia.
 Os painéis duplos nas esquadrias estabilizam a temperatura e a ventilação natural reduz o uso do ar condicionado. Além disso, um bom projeto de iluminação ajuda a economizar energia elétrica, com o uso do dimmer para controlar a intensidade da luz, timer, sensor de presença e luz natural.
 Não use produtos fora das normas técnicas da ABNT. Fios e cabos dimensionados de forma errada esquentam a parede, pois acabam causando fuga de energia. Painéis de energia solar também ajudam você a montar sua casa sustentável.
 Outra questão interessante é o uso de lâmpadas mais eficientes. O governo quer substituir todas as incandescentes por fluorescentes compactas e LEDs até 2016 e, com isso, reduzir a energia de iluminação em 80% no país. As fluorescentes pagam em três meses o investimento na conta de luz, pois economizam 70% em energia. As de LED, bem mais caras, compensam o investimento em longo prazo em função do tempo de vida útil e maior economia, chegando a até 85%.
 Substitua a sua bacia sanitária pelas mais modernas, que gastam três litros de água tratada na limpeza parcial e seis litros na limpeza total. Existem no mercado a preços muito acessíveis bacias para os dois modelos. Ao usar menos água na descarga, você manda menos volume para o tratamento de esgotos, gerando uma enorme economia e aumentando a capacidade do tratamento ainda precário em quase todo o Brasil.
 Para o uso não residencial, use as torneiras de fechamento automático. Nas escolas, clubes, academias o retorno sobre o investimento se paga em90 dias. Cuide dos vazamentos de água. Uma torneira pingando é desperdício de dinheiro e falta de comprometimento com o meio ambiente. Na sua casa, não lave quintais e calçadas com mangueira de água. Também não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes e atente-se ao tempo do banho.
 Nós, seres humanos, somos uma máquina de produzir lixo. O país ainda está caminhando lentamente na questão da reciclagem e temos de pensar com responsabilidade no tanto de embalagens que descartamos diariamente. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, já em vigor, estipula que temos responsabilidade por tudo que consumimos e descartamos. Alguns produtos têm de ser devolvidos aos fabricantes para que ele o recicle, como é o caso de aparelhos eletrônicos, pilhas e baterias. Materiais que contenham metais pesados, como as lâmpadas incandescentes, por exemplo, precisam de reciclagem específica. Outros produtos, como esponjas de limpeza, espelhos, etiquetas adesivas, fraldas descartáveis, guardanapos e papel higiênico, lentes de óculos, papel celofane e porcelana, ainda não podem ser reciclados no Brasil. Temos de amenizar as alterações climáticas, combater a poluição das águas, preservar a diversidade biológica. Vamos tentar levar a vida de modo criativo para reduzir o impacto do nosso estilo de vida no planeta. No Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, entidade da qual sou membro, temos um grupo trabalhando para contribuir com a questão da sustentabilidade em nosso país.
 Somos uma máquina de produzir lixo. O país ainda caminha lentamente na questão da reciclagem.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-TAP
Sinduscon-MS
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-RN
APEOP-PR
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-SF
Ademi – ES
Sinduscon-MT
Sinduscon-Caxias
SECOVI-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea