Logo da CBIC
14/06/2017

Construção Sustentável

A escassez de recursos naturais não renováveis e as mudanças climáticas têm impulsionado diferentes setores da economia global a buscarem alternativas sustentáveis em seus processos de produção, bem como dos serviços ou produtos ofertados. Além de uma crescente preocupação ecológica, há uma sensibilidade cada vez maior do mercado quanto à necessidade de redução do consumo de energia, uso adequado da água, tratamento correto dos resíduos sólidos, uma menor utilização dos insumos naturais e com o desenvolvimento urbano planejado, focado no bem-estar e qualidade de vida.

Neste sentido, a cadeia produtiva da construção tem papel estratégico. A adoção de técnicas construtivas sustentáveis pode representar um significativo reforço ao movimento mundial pela redução da emissão de gases de efeito estufa, aumento da eficiência energética, reuso da água, racionalização do consumo de matérias primas e desenvolvimento de produtos feitos a partir da reciclagem de resíduos. Esses ganhos de qualidade e eficiência se traduzem em melhoria da qualidade de vida da população, qualificação da mão de obra e redução significativa dos custos de manutenção dos equipamentos construídos ao longo da sua vida útil. Além disso, essa evolução representa também a consciência do setor para com a sua responsabilidade, no contexto da economia e do desenvolvimento humano.

A CBIC vem desenvolvendo, nos últimos anos, uma série de ações (dentre elas, a valorização da formalidade na construção) que têm como meta estimular as empresas do país, os diferentes níveis de governo e a própria sociedade a incorporarem o conceito da sustentabilidade na construção.

Neste sentido, a Câmara, por meio do seu Programa Construção Sustentável, trabalha com diversos parceiros para subsidiar a elaboração de políticas públicas que façam da Construção Sustentável uma realidade no país. Para isso, o Programa trabalha com seis objetivos principais:

• Redução de Emissões na Cadeia Produtiva
• Eficiência Energética das Edificações
• Uso Racional da Água
• Utilização de Materiais e Sistemas Sustentáveis
• Gestão de Resíduos Sólidos
• Viabilização do Desenvolvimento Sustentável no Espaço Urbano
• Valorização do Ser Humano

A conquista desses objetivos passa pelo estímulo ao desenvolvimento de pesquisas, por mudanças na legislação, estímulos tributários, entre outras iniciativas, que irão demandar intenso debate junto aos três níveis do Executivo e do Legislativo.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PE
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Ademi – PE
ASSECOB
Sinduscon-TO
Sinduscon-GO
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-Teresina
ASEOPP
Sinduscon-RN
Aconvap
ASBRACO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea