Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/05/2012

Construção sustentável e a Rio+20

"Cbic"
21/05/2012 :: Edição 320

 

Correio Braziliense/BR 21/05/2012
 

Construção sustentável e a Rio+20

» PAULO SAFADY SIMÃO

Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção

 
 Duas décadas depois da Cúpula da Terra – que ficou para a história como Eco 92 -, os olhos de todo o mundo se voltam mais uma vez para o Rio de Janeiro.
 Nos últimos 20 anos, a situação da vida no planeta agravou-se sensivelmente e as perspectivas para as próximas gerações, a partir da avaliação dos mais renomados cientistas do mundo, são cada vez mais dramáticas. O cenário futuro, caso não operemos mudanças urgentes, será de catástrofes climáticas, fome, migrações em massa.
 É nesse contexto que cerca de 150 chefes de Estado e outras 50 mil pessoas – entre diplomatas, jornalistas, empresários, políticos e militantes ambientais – são esperados no Rio de Janeiro. As expectativas sobre o evento são proporcionais à dimensão dos problemas que a comunidade internacional precisa resolver.
 Consciente desse quadro crítico, a indústria da construção vem buscando, ao longo das últimas décadas, adequar-se com celeridade aos novos paradigmas da economia verde. Entendemos que o setor, pela posição central que ocupa na economia, pode assumir uma posição de liderança nessa mudança que esperamos ver operada globalmente.
 Questões fundamentais, que dizem respeito ao desenvolvimento sustentável, à melhoria das condições de vida da sociedade, à infraestrutura produtiva do país e à redução das desigualdades, passam – necessariamente – pela construção.
 Esse segmento econômico, que representa, no Brasil, uma cadeia produtiva com 11 milhões de empregos gerados e que é responsável por 8,1% do PIB, pode ser o indutor da mudança entre o modelo tradicional de desenvolvimento para um novo paradigma de economia. O aumento da eficiência energética das edificações, o reuso da água, a redução no consumo de recursos naturais, a erradicação do deficit habitacional, a universalização da coleta e tratamento de esgotos, entre uma série de outras questões que afligem as cidades modernas, encontram na construção um caminho de superação.
 Mas, para ocupar esse espaço, a indústria da construção no Brasil e nos países em desenvolvimento precisa se modernizar, investir em pesquisa e em novas tecnologias; sair do paradigma de um setor de baixa qualificação, intenso em consumo de materiais, para um novo patamar de industrialização, sustentabilidade ambiental, alta eficiência e produtividade.
 É com o propósito de provocar uma reflexão sobre esse tema que a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, juntamente com a Confederation of International Contractor"s Associations e a Federación Interamericana de la Industria de la Construcción, com apoio do Conselho Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), vão promover, dentro da Rio%2b20, um amplo debate, reunindo alguns dos mais importantes especialistas no mundo.
 Acreditamos que as propostas de políticas públicas desenvolvidas no Brasil, no âmbito do Programa Construção Sustentável – resultado de mais de dois anos de trabalhos de especialistas e representantes da cadeia produtiva, da academia, de centrais sindicais e outras organizações da sociedade civil e do poder público -, podem contribuir como referência para a formulação de programas semelhantes em outros países em desenvolvimento.
 Ainda há, no caso da realidade brasileira, longo caminho a ser percorrido antes que consigamos universalizar a prática da construção sustentável entre as empresas, os governos e os consumidores. Essa é uma realidade que está praticamente restrita ao universo das grandes construtoras. Para mudarmos esse patamar, será necessário atuar no fomento a políticas públicas e setoriais e no incremento a uma nova legislação que acolha e estimule a inovação. Mas os primeiros passos já foram dados.
 A nossa perspectiva, ao realizar esse side event, é propiciar uma reflexão global sobre como reduzir as distâncias entre os países ricos e aqueles em desenvolvimento por meio da engenharia, da inovação tecnológica, da construção sustentável.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AL
Sinduscon-TO
Sinduscon-RO
APEOP-PR
Sinduscon-MA
Sinduscon-JP
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-SF
Sinduscon – Vale
Sinduscon-MG
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-RN
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea