Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

02/03/2021

Construção recomenda reforço na prevenção em canteiros, trajetos e residências

Após uma semana de estabilidade, os casos suspeitos de contaminação pela Covid-19 nos canteiros de obras do Estado de São Paulo voltaram a subir ligeiramente, de 0,30% para 0,38% do número de trabalhadores. Já os casos confirmados se mantiveram em 0,13%.

Os dados foram apurados pela 40ª Pesquisa ‘Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19’, realizada semanalmente pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Serviço Social da Construção (Seconci-SP).

De acordo com os presidentes do SindusCon-SP, Odair Senra, e do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, a ligeira elevação dos casos suspeitos, embora ainda reduzida, reflete a escalada generalizada da infecção por Covid-19.

“Estamos diante de novas cepas mais transmissíveis, o que exige cuidados redobrados nas obras, nos trajetos e nas residências. Se o trabalhador sentir qualquer sintoma, deve ser encaminhado imediatamente ao médico. Quanto antes ele tiver esse acompanhamento, menores são as chances de necessitar de internação hospitalar”, recomendam Senra e Ishikawa.

Nesta 40ª rodada, foram obtidas respostas de 42 empresas, responsáveis por 530 obras, envolvendo 34.848 empregos diretos e terceirizados, de 18 a 24 de fevereiro.

Principais resultados da 40ª Pesquisa:

  • 0,38% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,13% afastados por confirmação da doença;
  • 529 obras em andamento e 1 parada;
  • 98% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 95% fornecem máscaras para o transporte e para utilização na obra;
  • 93% realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 89% divulgam informativos eletrônicos sobre a Covid-19 e realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade;
  • 86% distribuem divulgam aos trabalhadores cartazes e vídeos de orientação do SindusCon-SP e do Seconci-SP.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das rodadas da pesquisa:

A matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
ADIT Brasil
ADEMI-AM
SECOVI-PR
Sinduscon-JP
Sinduscon-JF
Ademi – GO
APEMEC
FENAPC
Abrainc
Ademi – PE
Sinduscon – Vale
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea