Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/01/2021

Pnad: construção gerou 457 mil novos postos de trabalho de setembro a novembro

Carteira de Trabalho e Previdência Social. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A população ocupada no País subiu 4,8% no trimestre móvel de setembro-outubro-novembro/2020 e totalizou 85,6 milhões de pessoas. O aumento alcançou nove dos dez grupos de atividades pesquisados. No total, 3,9 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho em todo o País. A construção civil gerou 457 mil novas ocupações em relação ao trimestre imediatamente anterior (junho-julho-agosto).

A população ocupada na Construção, que no trimestre  junho-julho-agosto era de 5,46 milhões de ocupações passou para 5,92 milhões de pessoas.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) para o trimestre, divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e envolvem o mercado formal e informal (sem carteira, conta própria, sem CNPJ, etc).

O resultado, segundo a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, está naturalmente relacionado à maior flexibilização das medidas de isolamento social e a volta das pessoas ao mercado de trabalho.

“Importante lembrar que os resultados do Caged, divulgados pelo Ministério da Economia, já demonstravam a construção civil com maior ritmo de atividades no segundo semestre do ano.  Além disso, o maior ritmo das atividades no País, após as medidas mais intensas de restrição social, estimulou a demanda em outros segmentos (como mercado informal)”, diz.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-GO
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-Mossoró
ASEOPP
Sinduscon-SM
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-TO
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-PLA
Sinduscon-Norte/PR
SINDUSCON – SUL
Sinduscon Anápolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea