Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/03/2015

Construção dispensa 30,9 mil no Brasil

"Cbic"
26/03/2015

Diário do Nordeste – 26 de março

Construção dispensa 30,9 mil no Brasil

Principal causa das demissões são os atrasos no pagamento do Minha Casa, Minha Vida

São Paulo/Fortaleza.  O nível de emprego no setor da construção civil brasileira recuou 0,94% em fevereiro, em relação a janeiro, com o corte de 30,9 mil postos de trabalho. Em relação ao mesmo mês de 2014, houve queda de 7,82%, com o fechamento de 278.137 postos. Os dados são da pesquisa mensal do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Não houve, contudo, baixa no Ceará.

No fim de fevereiro, a base de trabalhadores estava em 3,276 milhões de pessoas. Em nota, o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, alertou que o desemprego pode crescer ainda mais. "A queda do emprego na construção está ocorrendo em uma dimensão preocupante em todos os segmentos do setor, que representa 50% dos investimentos do País."

Para interromper esse processo, segundo o executivo, é necessária a retomada dos investimentos em infraestrutura e em obras imobiliárias, com mais recursos para o Programa Minha Casa, Minha Vida. Ele defendeu a revisão do fim da desoneração da folha de pagamentos na área de construção.

Mais vagas suprimidas 

 A Região Sudeste apresentou o maior número de empregos suprimidos (12.813), com queda de 0,78% em comparação a janeiro. A queda mais expressiva registrada foi constatada no Norte (-2,24%), com o corte de 4.628 vagas.

No Nordeste, o saldo entre demissões e contratações foi negativo em 1,56%, com a eliminação de 11.122 empregos. No Sul, ocorreu o corte de 947 vagas (-0,19%) e no Centro-Oeste, de 1.452 (-0,58%).

O Ceará foi o único estado nordestino que não apresentou queda no número de empregados no setor em fevereiro, em relação a janeiro. No período, o Estado registrou uma leve alta de 0,53%, fechando o mês com um estoque de 112.488 postos.

O Ceará foi um dos quatro estados que não mostraram queda no nível de emprego na construção civil em fevereiro. O índice, apesar de baixo, só é menor que o alcançado por Mato Grosso, de 0,72%.

No acumulado ano, a variação é positiva em 3,89% no Ceará. Em 12 meses, a alta é de 2,32%. A participação cearense no volume de empregos na construção civil brasileira é de 3,43%.

Apesar do resultado positivo em fevereiro, o setor já demitiu cerca de 3,5 mil trabalhadores no estado desde novembro do ano passado, segundo havia informado o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro, em matéria publicada na semana passada pelo Diário do Nordeste. De acordo com ele, a razão das demissões são os atrasos do governo federal no pagamento do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Estado.

Compromisso 

 Nesta semana, o governo federal disse que vai agilizar o fluxo de pagamento das obras em andamento, segundo nota divulgada pelo Ministério do Planejamento nesta segunda-feira, 23.

Mais cedo, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, da Secretaria-Geral, Miguel Rossetto, das Cidades, Gilberto Kassab, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, se reuniram com representantes de 12 movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), para discutir a terceira fase do programa.

Nova reunião foi marcada para maio e, segundo Rossetto, o programa será anunciado após consulta com os movimentos sociais. "Vamos saldar os compromissos e liberar os recursos necessários. Temos a intenção de lançar a terceira fase do programa ainda neste semestre", disse Barbosa, na nota. A previsão do governo é que a terceira fase do programa contemple três milhões de novas moradias.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PE
Sinduscon-BA
Sinduscon-RS
Sinduscon-GO
FENAPC
Sinduscon-MG
Sinduscon-ES
Sinduscon-RIO
Sicepot-PR
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-Pelotas
APEMEC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea