Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/09/2021

Construção civil monitora avanço da vacinação entre os trabalhadores

A Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, realizada pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pelo Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), passou a ser quinzenal e colher dados sobre o andamento da vacinação entre os trabalhadores da construção civil de São Paulo.

Nesta 68ª rodada, foram obtidas respostas de 50 empresas, responsáveis por 590 obras, envolvendo 39.592 empregos diretos e terceirizados, de 2 a 16 de setembro. Das empresas pesquisadas, 29 informaram que 15.210 foram vacinados com a primeira dose e 5.092 com a segunda ou dose única. As demais estão levantando os dados sobre a vacinação.

Os casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) oscilaram de 0,01% para 0,09%, e os casos suspeitos, de 0,06% para 0,08% do pessoal empregado. Pela oitava semana consecutiva, não se registraram óbitos. Nenhum trabalhador estava em internação hospitalar pela sétima semana seguida.

Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, reforçam a importância de as empresas estimularem a imunização dos trabalhadores e de seus familiares, inclusive os adolescentes.

“Nossa responsabilidade é criar um clima favorável à vacinação, desmentindo fake news e posições negacionistas desprovidas de base científica”, afirmam.

Principais resultados da 68ª Pesquisa:

  • 0,08% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,09% afastados por confirmação da doença;
  • 590 obras em andamento e nenhuma parada;
  • 99,8% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, fornecem máscaras para o transporte e para utilização na obra e divulgam aos trabalhadores cartazes e vídeos de orientação do SindusCon-SP e do Seconci-SP.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas. Para isso, basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das últimas rodadas:

68ª Pesquisa

63ª à 67ª Pesquisas

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon PR – Noroete
Ademi – PR
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-JF
Sinduscon – CO
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-SM
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-Oeste/PR
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea