Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/12/2020

Construção civil cresce 5,6%, mas alta de preços de insumos impede elevação maior

O crescimento de 5,6% da construção civil no terceiro trimestre do ano em relação ao trimestre anterior, conforme os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo IBGE, poderia  ter sido ainda maior se não fossem a alta de preços e a escassez  de insumos básicos do setor. A constatação é do Informativo Econômico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), elaborado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O desempenho mais agressivo da construção civil foi travado por uma alta expressiva de preços e por desabastecimento de insumos como tubos e conexões de PVC, vergalhões, tubos e conexões de ferro e aço, condutores elétricos, cimento e bloco cerâmico. Por isso, o ritmo de algumas obras foi reduzido, constata o Informativo Econômico. O custo com matérias e equipamentos subiu 14,49% nos dez primeiros meses do ano, conforme dados do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), calculado pela Fundação Getúlio Vargas.

“Como o INCC/FGV apura o custo da construção em sete capitais, aumentos ainda maiores podem ter ocorrido e não foram contabilizados pela metodologia de cálculo do indicador”, ressalta  Ieda Vasconcelos, economista do Banco de Dados da CBIC.

Contra uma retração de 8,1% da construção civil no segundo trimestre do ano, a pior já registrada na série histórica do PIB trimestral, iniciada em 1996, o crescimento de 5,6% foi o maior registrado desde o início de 2014. O setor, portanto, contribuiu decisivamente para impulsionar a economia brasileira, apesar da pandemia da Covid-19, destaca o Informativo Econômico.

Os dados do Caged  contabilizaram um saldo líquido (diferença entre admitidos e desligados) de 137.920 novos postos de trabalho com carteira assinada no setor entre julho e setembro, três vezes mais do que o número de vagas geradas no primeiro trimestre do ano. A PNAD Contínua, divulgada no último dia 2 pelo IBGE, indicou, por sua vez, uma alta de 7,5% de pessoas ocupadas na construção civil no terceiro trimestre comparativamente ao trimestre anterior, com 5,7 milhões de brasileiros.

“Apesar da crise, o setor continuou gerando emprego e renda”, assinala Ieda Vasconcelos.

A ação integra o projeto “Banco de Dados da Construção –  BDC”, realizado pela CBIC em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Nacional).

Veja a íntegra do Informativo Econômico da CBIC.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SE
APEOP-PR
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-ES
Ademi – PE
Sinduscon-PLA
ASBRACO
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-BNU
SECONCI BRASIL
Sinduscon-RIO
Sinduscon-BC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea